Bancos Digitais: O que falta para atenderem 100%?


Opções não faltam hoje em dia para quem quer fugir do modelo bancário tradicional e migrar para a nuvem, as famosas contas digitais. Nos últimos anos, várias fintechs surgiram no mercado com produtos como cartão de crédito sem anuidade, programas de pontos diferenciados, conta corrente sem tarifas, investimentos sem taxas de custódia, entre outros.

Mas será que estas empresas estão preparadas para atender em 100% a demanda do mercado brasileiro, com todas as facilidades que os bancos tradicionais oferecem?

Hoje a maioria dos bancos digitais já oferecem os serviços básicos como transferência entre contas (TED), pagamento de boletos, débito automático e agendamentos. Mas ainda ficam devendo em alguns serviços essenciais para os brasileiros, principalmente quando envolve o governo, como por exemplo, pagamento das taxas do Detran pelo Renavan, pagamento de guias de IPTU de algumas cidades, pagamentos de guias de tributos que não possuem código de barras ou dependem de convênios entre os bancos e os departamentos governamentais.

Outro serviço que faz falta é o DDA, débito direto autorizado, onde os boletos gerados no seu CPF já são registrados e aparecem automaticamente no seu banco, bastando agendar ou efetuar o pagamento sem ter que ler ou digitar o código de barras.

Também para quem precisa receber dinheiro do exterior, por exemplo, valor pago em dólares pelo Google para quem tem anúncios ou um canal de sucesso no Youtube, os bancos digitais na maioria não possuem os códigos SWIFT, BIC e IBAN, necessários para a identificação do mesmo e da conta no exterior, inviabilizando este tipo de recebimento.

Com certeza, os bancos digitais estão no caminho certo para atender em 100% a demanda do brasileiro, mas ainda falta um longo caminho até chegarem lá.

E você, o que sente falta no seu banco digital? Qual serviço você precisou e não encontrou? Deixe nos comentários qual banco e qual serviço você não tem disponível hoje.

Atualização em 09/04/2019: Acabamos de descobrir que o Débito Automático do Banco Inter é limitadíssimo. Somente poucas empresas do estado de MG tem convênio para este serviço, com exceção da Tim e da Sabesp. Empresas como Claro, NET, Vivo, Sanasa, Oi, Nextel, entre outras sequer aparecem na listagem de conveniados.

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta