Aprender Inglês é divertido! Conheça o poder de Ler e Ouvir!


English is funPesquisas científicas mostram que a maior parte de nossa fluência – habilidade para usar uma língua – vem do que lemos e ouvimos. Ler e ouvir tem o poder para melhorar o vocabulário, gramática, compreensão, escrita e muito mais.

A coisa mais importante que você pode fazer para melhor seu inglês é ler e ouvir conteúdos que sejam de seu interesse e fácil de compreender, o quanto mais, melhor.  Seguem os motivos:


Uma breve explicação
Aprender uma língua é um processo natural, e algo que nosso cérebro faz muito bem. Quando lemos e ouvimos uma língua que compreendemos, nosso cérebro adquire (absorve) essa nova língua, o novo vocabulário, novas ideias sobre a gramática, sobre o uso dessa língua.
O Processo de adquirir uma nova língua possui diversas características interessantes:

  • É automático; Não temos que decidir fazê-lo.
  • Quando acontece, não estamos conscientes disso; Não sabemos que esta acontecendo até alguém dizer: “Nossa! Seu inglês é muito bom!”
  • Se fizermos o que precisa ser feito, ira acontecer. Não podemos evitar.

Qual o segredo?
O segredo é algo chamado “comprehensible input”, ou seja, ter contato com informação compreensiva, fácil de entender.
Enquanto você esta lendo este artigo, esta recebendo INPUT, ideias sobre palavras e sentenças que estou (Warren) escrevendo. Se você entende o que estou escrevendo, mesmo se não conhecer todas as palavras, o INPUT que você recebe é COMPREENSIVEL. Compreensível é simplesmente uma palavra técnica para descrever tudo aquilo que você consegue entender sem muito esforço. Quando recebemos INPUT compreensível nosso cérebro adquire esta nova língua.

Você se recorda como adquiriu (aprendeu) a língua que fala hoje? (sua primeira língua) Quando éramos crianças, adquirimos nossa língua através de INPUT compreensível. Nossos pais e outras pessoas usavam uma linguagem simples quando falavam ou liam para nós. Eles usavam apenas uma palavra depois passaram a nos ensinar frases (grupos de palavras). Eles conversavam e liam devagar, usavam gestos, figuras e objetos para nos fazer entender o significado das coisas. Fizeram de tudo que puderam para nos ajudar a entender e tornar compreensível a língua que hoje falamos. Enquanto faziam isso, nosso cérebro ia adquirindo a língua. Um dia, quando estávamos pronto dissemos nossa primeira palavra. E todos ficaram empolgados! Você adquiriu sua primeira língua porque seus pais e outras pessoas o rodearam de INPUT compreensível. Quando iniciamos o aprendizado de uma nova língua, precisamos fazer o mesmo. Precisamos nos rodear de input compreensível. Precisamos ler e ouvir.

A vantagem de ler = mais linguagem
Estudantes sempre perguntam sobre assistir televisão ou filmes. Eles podem ser úteis, mas não tão útil como ler. A leitura tem uma vantagem significante para o desenvolvimento da língua. Aqui está o motivo: a leitura é cheio de linguagem.

Pode parecer óbvio, talvez até bobo. Mas pare para pensar um pouco a respeito.

Quando assistimos filmes ou programas de televisão, ouvimos o dialogo e visualizamos o local e a ação. A única “língua” que ouvimos é aquela que os atores dizem uns para os outros. Mas quando lemos um livro ou uma história, lemos o dialogo e também a descrição do local e da ação. Recebemos mais informação sobre a língua, mais INPUT compreensível se comparado apenas a assistir filmes ou programas de televisão.

Ler e ouvir são o que traz resultado
Se você quer ler e ouvir para melhorar o Inglês, aqui esta, o que precisa:

  • Leia e ouça muito e com frequência: Leia e ouça todos os dias, mesmo se por apenas 15 ou 20 minutos. Se puder mais, será bem melhor!
  • Leia e ouça qualquer coisa que lhe de prazer: Como saber se o que esta lendo ou ouvindo é prazeroso? Você esta lendo por prazer quando não quer parar de ler por estar adorando aquilo que lê. Quando se esquece do tempo, quando não nota as pessoas e as atividades em sua volta, quando se sente dentro da história.
  • Leia e ouça coisas que sejam fácil de compreender: É mais fácil compreender quando conhecemos a maioria das palavras (observe que conhecer a maioria das palavras não significa que você sabe a tradução de todas elas). Quando você lê e ouve sem ficar parando, quando entende a história ou ideia central do texto sem ficar procurando pelo significado das palavras no dicionário, quando não se tem que ler tão lentamente.

Algumas sugestões

  • Leia e ouça sem ficar parando. Se você ficar curioso sobre o significado de alguma palavra, procure por ela no dicionário depois de ler/ouvir o conteúdo, não pare no meio do que esta fazendo.
  • Leia e ouça mais que uma vez. Se você leu ou ouviu algo que gostou, faça de novo! A cada repetição, mais Inglês será adquirido.
  • Leia e ouça ao mesmo tempo. Existem benefícios de ler e ouvir uma nova língua ao mesmo tempo. Você pode fazer isso com audiobooks por exemplo.
  • Leia e ouça conteúdo de um mesmo autor. Artigos, discursos ou palestras sobre o mesmo assunto.
  • Leia a versão em inglês de livros que você já tenha lido em sua língua (versão traduzida). Se você ler um livro em sua própria língua, ira compreender melhor quando ler o mesmo livro em Inglês.

COMEÇE HOJE! e faça disso um habito. Quando mais cedo começar e mais ler (ou ouvir), mais se inglês vai melhorar.

Este texto é uma tradução do texto original chamado “The Basics – Introduction” de autoria de Warren Ediger. Este e outros excelentes artigos relacionados a aquisição de língua pode se encontrado em seu site http://successfulenglish.com.

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta