Como anda o cheiro do seu código?


Bad smell with text

Como anda o cheiro do seu código ? Lembre-se que antes de ser programador você é humano (espero eu!) e como humano deve escrever código para outro humano ler! Nada de ficar inventando moda e dando uma de inteligente e escrever código difícil de entender, tenha dó de você mesmo quando precisar dar manutenção nesse código meses depois e evite ser amaldiçoado por colegas de trabalho que precisarem dar manutenção no seu código.

Seguindo este principio, tenho a opinião de que é OBRIGAÇÃO do programador escrever código legível. O primeiro passo é começar a aprender a detectar pistas de que algo esta errado ou pode dar errado no seu código, ou seja: Que algo não esta cheirando bem!

Essas pistas são catalogadas e tem o codenome de “code smell”, pesquise no Google e vai encontrar um monte de artigo falando a respeito, veja um exemplo aqui. O próximo passo é você ler um bom livro a respeito de refatoração de código como o Clean Code do Robert Margin, Refactoring do Martin Fowler.

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta