CAPTCHA digitado na internet ajuda na digitalização de livros


ScreenShot071

Você já deve ter visto aqueles textos distorcidos no final de algum formulário na internet. Aquilo é um CAPTCHA e tem como objetivo garantir que programas de computadores (chamados de bots) não preencham esses formulários com dados falsos e fiquem gerando spams como propaganda e outros conteúdos. Isso é possível, pois nenhum computador consegue ler estes textos distorcidos tão bem quanto humanos.

Agora saiba que existe o reCAPTCHA e funciona da forma semelhante porem ele ajuda no processo de digitalização de livros enviando para você reconhecer as palavras que não puderam ser reconhecidas pelo computador.

ScreenShot072

Mas se o computador não consegue reconhecer, como ele sabe que você acertou?

Cada palavra que o computador não conseguiu decifrar é enviada para você com um conjunto de outras palavras que o computador sabe reconhecer. O usuário então deve digitar ambas as palavras, se ele acertar a palavra que o computador sabe a resposta o sistema assume que a resposta para a outra palavra no qual não sabe esta correta.

Atualmente o reCAPTCHA ajuda na digitalização de edições antigas do New Youk Times e Google books. Saiba mais (aqui)

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta