DevOps, WTF ?


DevOps-infinity-loop

Quem trabalha com desenvolvimento de software  (Developers) já percebeu o quanto ela esta ligada ou depende da infraestrutura operacional para funcionar (Operations). Após codificar, testar e gerar a build, é hora de colocar em produção, e ai pode surgir vários problemas, ou ser um processo de deployment demorado. Nem tudo é plug-and-play!

Banco de dados precisa ser configurado, arquivos precisam ser copiados para o local certo, backup precisam ser feito, logs coletado, sistema monitorado etc… E advinha quem, na maioria das vezes acaba fazendo isso!? O próprio Developer… :-), tudo manualmente quantas vezes for necessário.

Na prática todas essas tarefas podem ser automatizada, e são poucos os Developers que dominam a arte da infraestrutura, redes, scripts de automação etc, não porque não são capazes, mas porque não é o foco principal do desenvolvedor.  Normalmente quem possui esse Skill domina muito bem as ferramentas de administração em linux, gosta de redes, sabe quais são e para que servem cada um dos itens na camadas de rede do modelo OSI etc.

É ai que entra o conceito de DevOps (Developers x Operations):

“Um método de desenvolvimento de software que enfatiza a comunicação, colaboração e integração entre os desenvolvedores de software e profissionais de tecnologia da informação, com o objetivo de automatizar o máximo possível os processos operacionais diferentes.”

São desenvolvedores e profissionais de infra estrutura, trabalhando juntos para realizar de forma Ágil a entrega de produtos com a automatização de tarefas manuais, investigação de problemas técnicos que influenciam no funcionamento da aplicação, monitoramento de sistemas em produção etc.

Perfeito!

No post DevOps Scares Me – Part 1 você encontra mais detalhes sobre a definição de DevOps ja em DevOps Scares Me – Part 2 é apontado diversas ferramentas de podem ser utilizadas operativamente nas categorias de infrastructure automationconfiguration managementdeployment automationlog managementperformance management.

 

 

 

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta