Ubuntu para Smartphones, em breve no Galaxy Nexus e outros aparelhos


A Canonical anunciou nesta semana que mostrará na CES 2013 em Las Vegas a versão mobile do seu famoso sistema Linux, o Ubuntu para Smartphones. A CES (Consumer Electronics Show) é uma feira de tecnologia que acontece todos os anos nos EUA, onde os grandes fabricantes de eletrônicos anunciam novos produtos ou tecnologias, que estarão disponíveis em breve para os consumidores de todo o mundo.

Ubuntu Smartphones

O Ubuntu para Smartphones surge como um novo sistema operacional móvel, para brigar por espaço entre os já consagrados iOS e Android e o Windows Phone, que ainda tenta pegar uma fatia deste bolo. A interface com o usuário é bem limpa, não tendo botões na tela ou no aparelho (diga-se de passagem que ele esta rodando num Galaxy Nexus), sendo o sistema todo orientado a gestos. Cada um dos 4 cantos da tela tem funções diferentes. No canto esquerdo, ao deslizar o dedo, surge uma lista com atalhos para os aplicativos favoritos. Em cima, uma barra de pesquisa aparece para ajudar o usuário. Nos outros 2 cantos as funções mudam de acordo com o aplicativo aberto.

Aqui está um vídeo detalhado de 22 minutos apresentado por Mark Shuttleworth, fundador da Canonical mostrando o Ubuntu para Smartphones:

Hoje em dia, o poder de processamento de um Smartphones é comparado aos computadores usados em muitos lares e empresas. Processadores velozes e com vários núcleos, grande espaço interno e memória abundante fazem com que estes aparelhos se tornem cada vez mais candidatos a substituir os computadores nas tarefas do dia a dia. Editores de texto, planilhas, acesso a internet e jogos casuais já são suficientes para a maioria dos usuários comuns, e este parece ser o foco no Ubuntu para Smartphones. Ao ser conectado em um dock, o Smartphones pode ser ligado à TV ou monitores, e com mouse e teclado bluetooth, a experiência de uso fica idêntica à que temos hoje com os computadores domésticos.

Embora só o tempo vai dizer se a Canonical está certa ou não, uma coisa ficou clara: O Ubuntu para Smartphones pode conseguir trazer para os usuários a tão sonhada convergência entre dispositivos. Nos resta aguardar as próximas semanas, para ver quais novidades surgirão durante a CES.

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta