O Google anunciou oficialmente nesta quarta-feira (27/06) a próxima versão de seu sistema operacional para smartphones e tablets, o Android 4.1 Jelly Bean (Jujuba para nós, brasileiros).
Desta vez, a atualização não é tão profunda como foi da versão 2.3 para a 4.0. A grande diferença está na velocidade do sistema, principalmente no tempo de resposta aos toques na tela. Também nesta versão, o teclado vai permitir que as palavras sejam previstas durante a digitação, facilitando assim, a escrita de textos em geral.
Outra novidade é o Voice Search, que nada mais é que um assistente de voz pessoal que responde perguntas faladas pelo usuário, assim como o Siri, da Apple. Por enquanto, a aplicativo não suporta o português e nenhuma previsão sobre isto foi falada. Também foi apresentado o Google Now, uma ferramenta que mostra informações ao usuário de acordo com todo o seu histórico de navegação e pesquisa no Google, fornecendo, assim, aquilo que o dono do aparelho deseja encontrar.
O Jelly Bean possui suporte a tecnologia NFC, que vai facilitar, por exemplo, o compartilhamento de fotos e outros arquivos entre dispositivos Android apenas com a aproximação dos aparelhos, bem mais simples de como é feito hoje através do bluetooth. Já a câmera também terá comandos de compartilhamento de imagens com apenas um toque na tela.
Pensando em acessibilidade, foram desenvolvidas algumas ferramentas destinadas a deficientes visuais. Através de determinados gestos, será possível, por exemplo, navegar pelo telefone de maneira intuitiva e usar gestos especiais para navegação ou dicas auditivas.
O Android 4.1 (Jelly Bean) será disponibilizado para aparelhos Galaxy Nexus, Nexus S e Xoom em julho e a versão SDK, para desenvolvedores, está liberada a partir de hoje.
Últimos 5 artigos de Fernando Fonte