Processo seletivo “quanto vou ganhar?” 2


Entrevista de Emprego

Bem como você pode ver, hoje vamos abordar uma questão delicada durante o processo seletivo, à pretensão salarial.

Durante o processo seletivo temos pessoas que vão direto ao assunto, tocando em questões monetárias durante o contato telefônico, isso é um sinal de alerta, pois indica que seu interesse na vaga é somente por questões monetárias e não sobre o que você pode proporcionar para a empresa e vice-versa.

O processo seletivo é momento para ambos os lados se conhecerem, onde a empresa procura conhecer o candidato e perguntar sobre situações comuns do dia-a-dia, mas também por outro lado é o momento do candidato conhecer a empresa, tirar suas dúvidas sobre a vaga, conhecer a cultura da empresa, de um modo geral o candidato deve mostrar interesse por estar participando do processo seletivo.

Nesse momento não é errado perguntar sobre o salário, mas isso deve ser algo pontual e discreto, evite colocar o entrevistador na parede com perguntas diretas e repetitivas. Sempre que lhe for questionado sobre sua pretensão salário, tente retornar essa pergunta para o entrevistador mencionando questões de benefícios, plano de carreira, cursos oferecidos, entre outros, deixando claro que os benefecios que a empresa pode lhe oferecer pode equilibrar sua pretensão salarial.

Bom pessoal, essas são pequenas dicas que podem ajudar durante um processo de seletivo.

Últimos 5 artigos de Tiago Souza

Sobre Tiago Souza

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação pela Anhanguera Educacional. Técnico em Processamento de Dados pelo Cotuca é desenvolvedor Web e trabalhou dois anos com desenvolvimento PHP e Java. Atualmente trabalha como desenvolvedor .Net (C#). Utilizando metodologia SCRUM, Também desenvolve aplicativos para Android por prazer.

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Processo seletivo “quanto vou ganhar?”

  • Tiago Passos

    Por um lado faz sentido, mas por outro as vezes aparecem proprostas ridículas, e o salário tem que ser pelo menos razoável pra você começar a conversar com o cara. Muitas vezes você tem que se expremer pra arrumar um tempo de ir em uma entrevista, e chega lá o cara te oferece uma dúzia de bananas como pagamento mensal.

    • Tiago Souza Autor do post

      Tiago boa tarde,

      Sim, existem momentos em que é necessário fazer os questionamentos direto no telefone, porém como sempre é necessário ter bom senso sobre qual momento perguntar ou não perguntar.

      Obrigado.