Como restaurar um banco de dados MySQL no WampServer


WampServerO WampServer é um projeto open source que possibilita de forma fácil e rápida você instalar um ambiente com Apache, PHP e MySQL.  Este tutorial vai mostrar como você pode restaurar um dump MySQL (backup do bando de dados)  no WampServer 2.0. O procedimento é bem parecido para as versões mais novas.

Quando você roda o WampServer localmente (Windows) é preciso utilizar o prompt de comando do MS Dos para restaurar um banco de dados do MySQL ao invés do console de comando do próprio MySQL.

  • Abra o prompt de comando do MS Dos: Iniciar -> Executar , digite cmd e tecle <Enter>
  • Navegue até a pasta bin presente dentro do diretório de instalação do MySQL. Em minha instalação o diretório é:  C:\wamp\bin\mysql\mysql5.1.36\bin
  • Copie o arquivo de dump dentro deste diretório bin
  • Crie um banco de dados vazio pelo phpMyAdmin (ou pela linha de comando)
  • O comando para restaurar o arquivo de dump no banco de dados é:
    Mysql.exe –u root –p nomeDoBancoDeDados < nomeDoArquivo.sql
  • Quando for solicitado o password, apenas pressione <enter>. Não há password associado com o banco de dados que você criou, a menos que você tenha escolhido um.
Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta