A educação a distância não é um fato recente, pode-se dizer que ela surgiu junto com a escrita quando por meio deste recurso o homem passou a registrar seu conhecimento no papel, mas foi em meados do século XIX com o desenvolvimento do transporte que a EaD ganhou força através dos cursos por correspondência. Por volta de 1970 com o surgimento de novas mídias como o rádio e a televisão, a educação a distância pôde atingir grandes massas através da criação das Universidades Abertas que passaram a oferecer educação básica a distância.
Hoje vivenciamos a geração da EaD on-line iniciada em 1990 com o inicio da popularização da internet. A rede de computadores e os recursos multimídias trouxeram mais interatividade e despertou o interesse dos setores privados que agora investem no setor e oferecem qualificação a seus funcionários por meios das Universidades Corporativas.
A tecnologia nos surpreende a cada dia, é difícil pré-dizer com exatidão os rumos da EaD par o futuro, ma é certo afirmar que a EaD ira se beneficiar ainda mais de ferramentas tecnológicas como as redes sociais, mundos virtuais, realidade aumentada o uso de celulares e outros.
Como você espera que a EaD seja nos próximos anos?
Fonte:
Notas de Aula da Disciplina:
MATTAR, João. Educação A Distância no Brasil e no Mundo. Departamento de Extensão e Pós-Graduação. Anhanguera Educacional, 2011.
Últimos 5 artigos de Eduardo Costa
Automaticamente quando penso em EaD, me vem a cabeça os programas do TeleCurso 2000, que passam até hoje na televisão. A desvantagem da TV é que você precisava se adaptar ao horário de exibição do programa. Hoje, com a internet, fica mais fácil você fazer o seu próprio horário.
Olá Fernando, o uso do rádio e televisão no Brasil foi um recurso que deu certo para o Ensino a distância. E como você disse, com a internet e o uso de novas tecnologias a educação a distancia só tem a ganhar.
É difícil prever como será o estudo a distância nos próximos anos. Acho que enquanto não houver regulamentação do governo o EaD não vai emplacar.
ótima colocação Márcio, enquanto não houver apoio governamental a EaD ira caminhar a passos de tartaruga. Mas saiba que há no governo pessoas interessada em discutir o assunto.