Existe uma coisa que você precisa saber


Pássaro no NinhoNo início da carreira todos sonhamos em estar numa grande empresa, numa marca de grife. É natural do ser humano, pois associamos grandes nomes, grandes marcas ao sucesso.

E não há nada de errado nisto, pois somos movidos de sonhos, pelas causas pessoais. Vai chegar um dia que quando olhar para trás vai observar que os melhores momentos da sua vida você estava envolvido em uma causa pessoal. A causa te movimenta e, no movimento você cresce enquanto pessoa.

É assim no amor, é assim na profissão. Por um sonho você levanta cedo, economiza, luta, acha mil maneiras de ser diferente de como chegar lá. Ninguém segura uma pessoa que sabe o que quer. A causa leva sua criatividade a limites que você mesmo seria incapaz de imaginar sem a existência dela.

Mas o fato é o seguinte: Vai chegar um dia, também, que vai se sentir como um passarinho que ao sair da casca do ovo sente uma tremenda vontade de voar.

A grande empresa é como a mamãe pássaro que te alimenta, treina e prepara para o seu voo, mas, ao mesmo tempo pode te impedir de voar sozinho. Daí, então, chega um dia onde o filho rebelde decide que é hora de desenvolver seu voo solo. Bingo! Ele ganhou uma causa! E, como toda boa causa, uma boa dose de coragem se faz necessário para ir atrás dela.

Pular no penhasco e descobrir que pode voar é um tremendo de um desafio. Muitos não querem pular, pois acreditam que a mamãe pássaro vai sempre estar nos protegendo (ficar no ninho reduz as incertezas).

Agora a macroeconomia mundial tem mudando muito nos últimos anos e isto afeta (queira você ou não) a vida profissional de muita gente. Quem ainda tem uma “mamãe pássaro” protegendo sua vida profissional muitas vezes morre de medo de ir para o penhasco, pois tem a incerteza de sobreviver sozinho.

Então, existe uma coisa que você precisa saber: Tem muito ninho de pequenas e médias empresas nesta aventura que pode te fortalecer e te ensinar a ser um grande pássaro numa grande empresa quando você menos esperar. Mas é preciso ter coragem para pular no penhasco.

Take care guys! Stay tuned

Últimos 5 artigos de Anderson Camargo

Sobre Anderson Camargo

De Campinas-SP, bacharel em Análise de Sistemas e pós graduado em Gestão Empresarial (MBA Executivo). Certificado em ITIL, atua como professor do curso de Ciência da Computação na Faculdade Anhanguera Educacional de Campinas.

Deixe uma resposta