Conhecendo o Moodle 1


Moodle LogoFala Gente! Tudo bom??

Hoje vamos falar um pouco sobre o Moodle, uma ferramenta para E-Learning ou Ensino a Distância. Um OpenSource sob licensa GPL (GNU PUBLIC LICENSE) que vem crescendo no conceito de muitas instituições que querem oferecer cursos WEB.

O Moodle ou Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, é executado em um Ambiente Virtual, com processo de instalação muito simples, sendo desenvolvido em trabalho colaborativo entre diversos programadores espalhados pelo Mundo, estando disponível em mais de 75 línguas e mais de 25000 websites registrados em 175 países, desenvolvido em PHP que pode ser executado em diversos ambiente como Linux, Unix, Windows, Mac-OS entre tantos outros SOs , suportando diversos bancos de dados tais ele o MySQL, SQL Server, Oracle, Access, Postgresql, etc.

Seu conceito foi desenvolvido pelo cientista e educador Martin Dougiamas, com a finalidade de oferecer recursos de atividades acadêmicas para auxiliar na aprendizagem, que permite ao estudante interagir de maneira não presencial com professores e tutores, com uma filosofia de que os desenvolvedores denomina de “Pedagogia Sócio-Construitiva” baseada em 4 conceitos, Construtivismo, Construcionismo, Construcionismo-Social e Ligado e Separado.

O Moodle contém diversos módulos para ensino, contando com Chats, Blogs, Glossários, Wikis, criação de cursos propriamente ditos, que serão gerenciados por um administrador, postando todas as informações seguindo um conjunto de regras que serão aplicadas ao curso para que o aluno tenha toda a garantia e segurança de acesso.

Atualmente a versão mais recente do Moodle é a 2.0, ao que me consta como uma versão já estável, tendo essa versão uma boa quantidade de plugins e módulos desenvolvidos.

Há muitos websites que explicam o seu funcionamento, ensinando sua instalação e desenvolvimento. O mais utilizado é o site oficial, www.moodle.org , onde você encontrará o aplicativo para download, documentações, fóruns de discussões a respeito da ferramenta Moodle, e muitas pessoas interessadas em tornar o Moodle como ferramenta oficial para E-Learning. Aqueles que querem se aventurar na programação, podem acessar o site http://dev.moodle.org/login/index.php e se matricular gratuitamente no curso de programação do Moodle e entenderem mais como é o seu conceito e funcionamento, aprendendo a desenvolver novos plugins. Uma observação: O curso é totalmente em inglês, mas se você é um interessado e não tem nenhum problema com a língua inglesa, isso não será problema.

Em breve estarei postando aqui, um tópico sobre instalação e configuração do Moodle, e mais a frente sobre a criação de cursos, regras de permissões, upload de arquivos, criação de Blocos e Módulos para aqueles interessados que querem aprender como programar e utilizar o Moodle.

Abraços gente e até mais.

Últimos 5 artigos de Daniel Lima

Sobre Daniel Lima

De Campinas-SP, bacharel em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Anhanguera Educacional. Atua na área desde 1994 passando por vários setores como Montagens, Configuração e Instalação de PCs e Redes e Desenvolvimento de Softwares em Delphi, C# e PHP, Banco de Dados MySql, PostgreSql, Oracle e SQL Server. Atualmente trabalho como Programador Pleno em WebSites dinâmicos em PHP/MySql/Oracle, pela mantenedora da Faculdade Anhanguera S/A, gerenciando e desenvolvendo Módulos para Moodle em EAD.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Conhecendo o Moodle

  • Eduardo Costa - Dime

    Ola Daniel, Parabéns pelos posts. Estão sendo muito esclarecedores cada um deles, muitas dúvidas que eu tinha foram tirada. Estou ansioso para ver os próximos. Capricha! 🙂

    Abraços