Mais uma certificação: PRINCE2 4


Logo Prince2Essa semana, ao pesquisar mais sobre vagas no mercado de TI no Reino Unido, notei que várias vagas passaram a mencionar a certificação PRINCE2, principalmente para profissionais de análise de sistemas e gerência de projetos.

Fiquei curiosa para ver se haviam vagas no Brasil já pedindo essa certificação, e encontrei algumas. Para pessoas procurando empregos nessas áreas em empresas internacionais e nacionais, aqui fica a dica.

Mas, o que é PRINCE2 (Projects In Controlled Environments)?

PRINCE2 é uma metodologia baseada em processo para o efetivo gerenciamento de projetos. É um padrão usado de modo extensivo pelo governo do Reino Unido e é amplamente reconhecido e usado no setor privado, tanto no Reino Unido como internacionalmente. O método é de domínio publico, oferecendo guia de melhores práticas em gerenciamento de projetos. Há dois níveis de qualificação: PRINCE2 Foundation e PRINCE2 Practicioner. Essa metodologia permite melhor controle de recursos além de habilidade de gerenciar o negócio e riscos de projeto mais efetivamente.

(Tradução do texto original que consta em http://www.prince2.com/)

Aqui fica mais uma sigla que provavelmente veremos na vida profissional em TI.

Abraços!

Últimos 5 artigos de Thayani Conaggin

Sobre Thayani Conaggin

De Londres-UK, bacharel em Analise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Técnica em Processamento de Dados pelo Cotuca. Trabalhou na área por aproximadamente 10 anos. Iniciou sua carreira como estagiária no Hospital de Clinicas da Unicamp em 1999 e, desde então, trabalhou com diversas tecnologias, sendo os últimos anos dedicados à programação Java. Devido ao aumento expressivo de empresas internacionais investindo em outsourcing no Brasil, em 2006 resolveu investir na comunicação através do estudo da língua inglesa e devido a isso, trabalhou em projetos para clientes internacionais. Atualmente mora em Londres e após realizar curso de business english assim que chegou no pais, não trabalha por motivos pessoais, porém mantém-se atualizada através de desenvolvimento de websites pessoais. Seus objetivos estão relacionados à área de analise de negócios.

Deixe uma resposta

4 pensamentos em “Mais uma certificação: PRINCE2

  • Daniel Jacinto

    Boa tarde,

    Thayane, sua descrição sobre o PRINCE2 é bastante interessante e é uma coisa que eu descobri a poucos dias… Hoje trabalho em uma multinacional de hotelaria e acabei de ser promovido a coordenador de ti. Meus objetivos de trabalhos tem como escopo gerenciar uma equipe de estagiarios no help desk aqui no Brasil, e agora agregado a esse novo cargo atuar na área de projetos, apoiando a equipe de TI de Miami, porém, ainda me falta experiência e certificações, eu já tenho o ITIL V3 Fundation, e tem tantas outras certificações que eu gostaria de uma opinião sua no que tange dar um UP no meu curriculo, visão o ambiente de gestão e projetos.
    Algumas delas são: PMP, Prince2, ITIL entre outras.
    O que você me sugere fazer e em que ordem eu poderia me organizar para obte-las?
    Obrigado,
    e parabéns.

    Daniel Jacinto
    IT Project Coordinator of South Americas in Club Med Brasil

    • Thayani

      Olá Daniel,
      Gostaria de primeiramente me desculpar pois acreditava ter respondido a esse comentário, lá se foram praticamente 2 anos!!! Wow, preciso RELER mais meus artigos 🙂 Lição aprendida…
      Acabei de te encontrar no LinkedIn, se quiser me adicionar, lá está o convite…
      Para que todos vejam a resposta, se ainda se interessa pelo assunto:
      No mercado brasileiro, claramente o indicador de sucesso está mais relacionado a tendências americanas, aqui no Reino Unido (infelizmente não posso falar com relação à Europa em geral) certificações não são comuns ou extremamente solicitadas, títulos de universidade e experiência contam demais (mas esse último acredito que seja igual para todo lugar :))… De qualquer forma, para a área de gerência tenho visto mais citações em vagas de PRINCE2 do que PMP. Como você está atuando em um mercado diretamente relacionado a projetos nos EUA, seria interessante considerar o PMP como foco.
      Tenho interesse em tentar PRINCE2 ou alguma certificação para teste, se as minhas circustâncias não mudarem e eu tiver essa experiência para contar, volto aqui … 😉
      Abraços

  • Erilton

    Nossa! Parabéns, estou rodando na internet a procura de mais informação sobre Prince2, e você em poucas palavras conseguiu dizer o que é, e dar uma perspectiva do futuro para esta certificação, parabéns mais uma vez gostei de como você escreve vou adicionar em meus favoritos, que por sinal é bem exigente.

    • Thayani Conaggin - D

      Olá Erilton,

      Obrigada pelo seu comentário! Ficamos muito contentes que tenha gostado do conteúdo, se tiver dicas sobre textos, o que mais gostaria de ver por aqui, é só escrever! 🙂

      Abraços