Essa semana, ao pesquisar mais sobre vagas no mercado de TI no Reino Unido, notei que várias vagas passaram a mencionar a certificação PRINCE2, principalmente para profissionais de análise de sistemas e gerência de projetos.
Fiquei curiosa para ver se haviam vagas no Brasil já pedindo essa certificação, e encontrei algumas. Para pessoas procurando empregos nessas áreas em empresas internacionais e nacionais, aqui fica a dica.
Mas, o que é PRINCE2 (Projects In Controlled Environments)?
PRINCE2 é uma metodologia baseada em processo para o efetivo gerenciamento de projetos. É um padrão usado de modo extensivo pelo governo do Reino Unido e é amplamente reconhecido e usado no setor privado, tanto no Reino Unido como internacionalmente. O método é de domínio publico, oferecendo guia de melhores práticas em gerenciamento de projetos. Há dois níveis de qualificação: PRINCE2 Foundation e PRINCE2 Practicioner. Essa metodologia permite melhor controle de recursos além de habilidade de gerenciar o negócio e riscos de projeto mais efetivamente.
(Tradução do texto original que consta em http://www.prince2.com/)
Aqui fica mais uma sigla que provavelmente veremos na vida profissional em TI.
Abraços!
Últimos 5 artigos de Thayani Conaggin
Boa tarde,
Thayane, sua descrição sobre o PRINCE2 é bastante interessante e é uma coisa que eu descobri a poucos dias… Hoje trabalho em uma multinacional de hotelaria e acabei de ser promovido a coordenador de ti. Meus objetivos de trabalhos tem como escopo gerenciar uma equipe de estagiarios no help desk aqui no Brasil, e agora agregado a esse novo cargo atuar na área de projetos, apoiando a equipe de TI de Miami, porém, ainda me falta experiência e certificações, eu já tenho o ITIL V3 Fundation, e tem tantas outras certificações que eu gostaria de uma opinião sua no que tange dar um UP no meu curriculo, visão o ambiente de gestão e projetos.
Algumas delas são: PMP, Prince2, ITIL entre outras.
O que você me sugere fazer e em que ordem eu poderia me organizar para obte-las?
Obrigado,
e parabéns.
Daniel Jacinto
IT Project Coordinator of South Americas in Club Med Brasil
Olá Daniel,
Gostaria de primeiramente me desculpar pois acreditava ter respondido a esse comentário, lá se foram praticamente 2 anos!!! Wow, preciso RELER mais meus artigos 🙂 Lição aprendida…
Acabei de te encontrar no LinkedIn, se quiser me adicionar, lá está o convite…
Para que todos vejam a resposta, se ainda se interessa pelo assunto:
No mercado brasileiro, claramente o indicador de sucesso está mais relacionado a tendências americanas, aqui no Reino Unido (infelizmente não posso falar com relação à Europa em geral) certificações não são comuns ou extremamente solicitadas, títulos de universidade e experiência contam demais (mas esse último acredito que seja igual para todo lugar :))… De qualquer forma, para a área de gerência tenho visto mais citações em vagas de PRINCE2 do que PMP. Como você está atuando em um mercado diretamente relacionado a projetos nos EUA, seria interessante considerar o PMP como foco.
Tenho interesse em tentar PRINCE2 ou alguma certificação para teste, se as minhas circustâncias não mudarem e eu tiver essa experiência para contar, volto aqui … 😉
Abraços
Nossa! Parabéns, estou rodando na internet a procura de mais informação sobre Prince2, e você em poucas palavras conseguiu dizer o que é, e dar uma perspectiva do futuro para esta certificação, parabéns mais uma vez gostei de como você escreve vou adicionar em meus favoritos, que por sinal é bem exigente.
Olá Erilton,
Obrigada pelo seu comentário! Ficamos muito contentes que tenha gostado do conteúdo, se tiver dicas sobre textos, o que mais gostaria de ver por aqui, é só escrever! 🙂
Abraços