EAD – Um recurso para a aprendizagem 1


Educação a DistânciaEm primeiro lugar, quero parabenizar o DT, que a cada dia vem crescendo, mostrando que existe vida inteligente, com informações e conteúdos abrangentes, não ficando somente em um tema, mas criando uma vasta interatividade com textos variados. Em segundo quero me desculpar com todos pela ausência, esses últimos meses foram muito difíceis e tive que me ausentar.

Mas mudando de Chico para Francisco, quero abordar um tema que vem crescendo no atual mundo da Virtualização, o EAD ( Ensino a Distância ) ou E-Learning. Quem nunca fez um curso online, ou até mesmo não esbarrou por ai em um post que ensinava como fazer isso ou fazer aquilo corretamente, mostrando todos os passos a serem seguidos para resolver uma determinada tarefa.

É curioso como aprendemos muito com o auxílio da Internet. Eu por experiência própria posso comprovar isso, pois comecei a programar em 1995, passando por algumas linguagens até me fixar no PHP, onde era muito difícil se obter uma informação, pois o acesso quase não existia, tínhamos que derramar rios de dinheiro para fazer um curso (presencial) com horário programado, deixando até mesmo um pouco de lado a nossa vida pessoal para poder se especializar. Com a grande variedade de cursos onlines e até mesmos posts explicativos, (como postei anteriormente sobre o Linux) vem sendo uma mão na roda para aqueles que precisam de um auxílio rápido e sem horário programado, ou seja, você mesmo pode decidir a que horas fazer, escolhendo um horário que lhe agrade mais, de manhã, a tarde, a noite ou até mesmo de madrugada. Hoje presto serviço para as Faculdades Anhanguera Educacional, trabalhando na mantenedora, onde desenvolvo aplicativos para o Moodle, elaborando novos plugins, blocos,  entre outros. Mas quem pensa que essa cultura é nova, está um pouco enganado. Esse método já vem sendo utilizado há muito tempo, e está ganhando uma maior divulgação, podemos dizer que existem 3 gerações de EAD de acordo com os avanços e recursos tecnológicos de comunicação.

A primeira geração é o ensino  por correspondência que era caracterizado  pelo material impresso, que teve início no século XIX, tendo como pioneiro o Instituto Monitor oferecendo um curso de Radiotécnico e depois o Instituto Universal ( os mais velhos irão lembra muito bem desse ) que atua a mais de 60 anos nessa modalidade.

A segunda geração surgiu com as aulas expositivas, fitas de vídeos e material impresso como Telecursos /Teleducação com programas  radiofônicos e televisivos, com uma predominância da comunicação síncrona. Podemos dizer que o Telecurso apresentado nas manhãs pela emissora Globo seja uma forma de EAD.

A terceira geração surgiu com os Ambientes interativos, com a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação, a comunicação é assíncrona em tempos diferentes e as informações são armazenadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. Com as inovações da World Wide Web possibilitaram avanços na educação a distância nesta geração. Hoje os meios disponíveis são: teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, blogues, espaços wiki, plataformas de ambientes virtuais que possibilitam interação multidirecional entre alunos e tutores.

Esta modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente no ambiente de ensino, permitindo também que faça seu auto-estudo em tempo distinto.

Hoje você pode ser fazer uma Graduação e Pós sem precisar estar na sala de aula. Com os recursos adequados em seu computador, você pode assistir e baixar as aulas gravadas, além de ter uma total interatividade com os Professores ou Tutores através de Chats e Fóruns, baixando conteúdos explicativos e executando Questionários, Quizzes e enviando Tarefas que irão lhe auxiliar em seu aprendizado.

Eu utilizo muito os recursos de EAD, pois facilita e muito o tempo que disponho para adquirir determinado conhecimento em um assunto. Há muitos sites disponíveis na Internet que fornecem cursos gratuitos e com um material muito bom, um deles que eu utilizo muito é o CDTC – http://cursos.cdtc.org.br/, já divulgado aqui pelo nosso amigo Eduardo Costa no post  Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimentos oferece cursos a distância gratuitos do dia 01 de Mario de 2011, bom e a palavra que todos gostam, cursos gratuitos, mas há muitos outros. Então porque você também não aproveita esse conceito e comece a se reciclar, Conhecimento nunca é demais, e em minha opinião, Quanto mais, melhor. Abraço a todos.

Fonte : http://pt.wikipedia.org/

Últimos 5 artigos de Daniel Lima

Sobre Daniel Lima

De Campinas-SP, bacharel em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Anhanguera Educacional. Atua na área desde 1994 passando por vários setores como Montagens, Configuração e Instalação de PCs e Redes e Desenvolvimento de Softwares em Delphi, C# e PHP, Banco de Dados MySql, PostgreSql, Oracle e SQL Server. Atualmente trabalho como Programador Pleno em WebSites dinâmicos em PHP/MySql/Oracle, pela mantenedora da Faculdade Anhanguera S/A, gerenciando e desenvolvendo Módulos para Moodle em EAD.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “EAD – Um recurso para a aprendizagem