No post anterior, falei sobre o Histórico Profissional. Agora, finalizando a série sobra a transformação do seu currículo, é hora da revisão e apresentação por e-mail e telefone.
Peça para alguém corrigir
Não confie na sua habilidade de digitação, nem no corretor do Word. É sempre bom pedir pra um amigo dar uma olhada e ver se tem algum erro, tanto na coerência quanto na ortografia.
Aquele errinho imperceptível para você vai ser a primeira coisa que vão reparar no seu currículo.
Escreva algo no corpo do e-mail
Não precisa escrever um livro no corpo do e-mail, mas é bacana pelo menos introduzir do que se trata, mais legal ainda quando é personalizado, quando o candidato usa o nome de quem anunciou a vaga. Dá pra saber que o bendito leu a descrição da vaga e não será total perda de tempo ler o currículo.
Recebi um assim hoje:
“Bom dia Denise, eu sou fulano, trabalho atualmente como Tal e Coisa, mas tenho experiência como Coisa e Tal, estou buscando uma nova oportunidade. Possuo veículo próprio como solicitado na vaga.”
Fiquei até emocionada! É tão raro isso acontecer que me pergunto se as pessoas realmente querem arrumar emprego, principalmente quando eu recebo isso:
“Prezado Senhor Denise…”
Dá pra sacar na hora que o texto é pronto, quando vem cheio de “para vossa apreciação” (até parece que é obra de arte), ou “essa tão conceituada empresa” (normalmente o nome da empresa não é divulgado). Desperdicem 2 minutos escrevendo algo para o destinatário, faz muita diferença.
Seja cordial no telefone
Agora seu currículo já está lindo e personalizado, cheio de informações relevantes, você já puxou o saco do recrutador. Parabéns! Passou uma boa primeira impressão!
Te ligam pra conversar, verificar se você realmente tem interesse na vaga e:
“É, eu pedi as conta do trampo.”
Aí meu prezado senhor candidato, não tem primeira impressão que fique.
Últimos 5 artigos de Denise Ferreira