Currículo – Transforme o seu! (Parte III)


CurriculoNo post anterior, falei sobre o Histórico Profissional. Agora, finalizando a série sobra a transformação do seu currículo, é hora da revisão e apresentação por e-mail e telefone.

Peça para alguém corrigir

Não confie na sua habilidade de digitação, nem no corretor do Word. É sempre bom pedir pra um amigo dar uma olhada e ver se tem algum erro, tanto na coerência quanto na ortografia.

Aquele errinho imperceptível para você vai ser a primeira coisa que vão reparar no seu currículo.

Escreva algo no corpo do e-mail

Não precisa escrever um livro no corpo do e-mail, mas é bacana pelo menos introduzir do que se trata, mais legal ainda quando é personalizado, quando o candidato usa o nome de quem anunciou a vaga. Dá pra saber que o bendito leu a descrição da vaga e não será total perda de tempo ler o currículo.

Recebi um assim hoje:

“Bom dia Denise, eu sou fulano, trabalho atualmente como Tal e Coisa, mas tenho experiência como Coisa e Tal, estou buscando uma nova oportunidade. Possuo veículo próprio como solicitado na vaga.”

Fiquei até emocionada! É tão raro isso acontecer que me pergunto se as pessoas realmente querem arrumar emprego, principalmente quando eu recebo isso:

“Prezado Senhor Denise…”

Dá pra sacar na hora que o texto é pronto, quando vem cheio de “para vossa apreciação” (até parece que é obra de arte), ou “essa tão conceituada empresa” (normalmente o nome da empresa não é divulgado). Desperdicem 2 minutos escrevendo algo para o destinatário, faz muita diferença.

Seja cordial no telefone

Agora seu currículo já está lindo e personalizado, cheio de informações relevantes, você já puxou o saco do recrutador. Parabéns! Passou uma boa primeira impressão!

Te ligam pra conversar, verificar se você realmente tem interesse na vaga e:

“É, eu pedi as conta do trampo.”

Aí meu prezado senhor candidato, não tem primeira impressão que fique.

Últimos 5 artigos de Denise Ferreira

Sobre Denise Ferreira

De Campinas-SP, Tecnóloga em Análise de Sistemas pela Anhanguera Educacional Atua como Gerente de Contas em Consultoria na área de Soluções e Serviços em TI, na gestão operacional de uma das unidades de negócio. Experiência em suporte, documentação de padronização de processos e projetos de inclusão digital. Tem interesses em Gestão de Pessoas, Tecnologias Web, Fotografia Digital, Design e Gadgets.

Deixe uma resposta