Currículo – Transforme o seu! (Parte II) 1


CurriculoDando continuidade ao meu post anterior, chegamos às informações do Histórico Profissional.

Histórico Profissional

Currículo não tem clímax

Ás vezes pego um currículo cheio de experiências profissionais e quando começo a ler percebo que os cargos que o candidato já ocupou são muito inferiores à vaga que ele está concorrendo, e só depois percebo que ele começou falando de seu primeiro emprego, que muitas vezes não tem relevância no momento.

A impressão que me dá em alguns casos é de que a pessoa está tentando mostrar o quanto ela cresceu em sua carreira e que no fim é um cara super cheio de garra e competências.

Coloque suas experiências iniciando pela mais recente, ela é a mais importante, afinal é o que está mais fresco na sua cabeça!

Cuidados com as lacunas

É difícil não estranhar quando pego algum CV e vejo que o candidato não trabalha há muito tempo, pode ter muitas razões para isso.

O cara pode trabalhar como autônomo, pode ter tido algum problema de saúde/família.

Muitas mulheres param de trabalhar por um tempo quando têm filhos.

Isso nada interfere na capacidade do candidato, mas acho legal que a pessoa informe o motivo do longo período sem emprego.

“Procuro recolocação no mercado de trabalho, pois estou desde 2006 trabalhando como autônomo…”

Isso também acontece no meio da lista de experiências, muitos candidatos não incluem empresas ou cargos que talvez não sejam relevantes para ele, e acaba ficando perceptível o grande período entre um emprego e outro e porque não incluir o motivo também?

“De 2007 a 2009 tive oportunidade de trabalhar em uma indústria têxtil…”

Período trabalhado

Sempre coloque as datas de início e saída da empresa. SEMPRE.

Seja detalhista

Explique direitinho o que você fazia/faz na empresa, para você pode parecer óbvio, mas nem sempre a pessoa que avalia o currículo entende da área para a qual está recrutando, muitas vezes só se tem uma descrição da vaga, e se seu currículo não se parece com a descrição, você está fora.

Bacana é tem uma lista ou uma tabela (olha ela aí) de conhecimentos ou habilidades e sempre que for responder uma vaga incluir nela – se você realmente tiver o conhecimento – o que a vaga pede.

Últimos 5 artigos de Denise Ferreira

Sobre Denise Ferreira

De Campinas-SP, Tecnóloga em Análise de Sistemas pela Anhanguera Educacional Atua como Gerente de Contas em Consultoria na área de Soluções e Serviços em TI, na gestão operacional de uma das unidades de negócio. Experiência em suporte, documentação de padronização de processos e projetos de inclusão digital. Tem interesses em Gestão de Pessoas, Tecnologias Web, Fotografia Digital, Design e Gadgets.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Currículo – Transforme o seu! (Parte II)