iOS x Android – Qual comprar? 2


ios-vs-androidComo todo bom viciado em tecnologia que gosta de celulares venho presenciando, de uns meses para cá de maneira mais intensa, uma espécie de disputa que existe entre dois dos principais sistemas operacionais para celular da atualidade, iOS (iPhone) e Android (o SO do Google para celulares).

No momento possuo um celular com Windows Mobile 6.5 mas já estou olhando qual será meu próximo smartphone e me deparei com essa pergunta, qual dos dois SO’s comprar?

Não pretendo responder aqui a essa pergunta, mesmo porque eu ainda não tenho uma resposta pra ela e cada vez mais eu descubro como ela é subjetiva.

Também não pretendo falar do Symbian nesse post pois, mesmo sendo uns dos SO’s mais usados em celulares e smartphones no mundo inteiro ele, hoje, é bem defasado.

Voltando a pergunta inicial, praticamente todos os reviews e comparativos que leio sobre esses dois SO’s terminam sempre da mesma forma, sempre, o que importa é que uso cada usuário fará do SO e que é isso que vai influenciar a compra. Concordo com isso mas acho que só isso não basta.

Uma coisa que vem preocupando desde que comecei a pensar nisso é a questão das atualizações do sistema.

Como o iOS só está presente em dispositivos Apple (iPhone, iPod Touch e iPad) toda vez que a Apple lança uma atualização do sistema basta o usuário plugar o aparelho ao computador, ir no iTunes e clicar na opção de procurar por atualizações. A atualização é simples e pode ser feita logo que a Apple solta o update.

Já no caso do Android não basta o Google soltar o update para já ir instalando a versão mais nova, a menos que você tenha o Nexus One (celular fabricado pela HTC mas lançado como o aparelho oficial do Google) você terá que esperar a boa vontade da fabricante do aparelho em questão soltar o update oficial para poder atualizar o celular.

Claro que existe outra forma de instalar, o dono do celular pode fazer root no aparelho, procurar uma ROM na internet e instalar, por sua conta e risco, mas nem todos os usuários sabem ou querem fazer isso.

Isso só faz com que o sistema operacional fique fragmentado e, o usuário que não pesquisa sobre isso, acaba comprando um celular defasado achando que está comprando um modelo top de linha.

No caso do iOS, quem faz o jailbreak do aparelho passa por uma situação inversa da que o usuário de Android passa.

Quando é feito o jailbreak é preciso esperar que seja feito o jailbreak específico para aquela versão do SO antes de atualizar o sistema.

Com isso temos duas situações inversas, no iOS você só pode atualizar o SO de maneira rápida se não fizer o jailbreak enquanto no Android a última versão do SO só será instalada rapidamente se o usuário fizer “na mão”, praticamente fazendo um jailbreak do aparelho.

Para o usuário comum isso pode não fazer muita diferença agora, para quem buscar se manter atualizado isso pode ser um grande problema.

Voltando a pergunta do início, qual comprar?

A grande vantagem do Android é justamente ser livre, ser open source e, como existem muitos aparelhos rodando esse SO as opções de hardware são bem maiores e variadas do que no caso do iOS.

Se você é um usuário que quer se manter em dia com a última versão do SO que roda no seu smartphone e não pensa em fazer jailbreak o smartphone ideal para você é mesmo o iPhone.

Se você preza a liberdade de instalar programas de qualquer fonte sem precisar fazer um jailbreak no celular e não liga ou de não ter a última versão do software ou ter o trabalho de instalar uma versão não-oficial do SO sua escolha é o Android.

Fiz uma comparação bem resumida aqui, só do ponto de vista da atualização. Isso é uma questão importante que quase ninguém considera.

Minha dica, caso você escolha comprar um Android, é que, antes de comprar, faça uma pesquisa sobre qual versão do Android está rodando no aparelho desejado, veja, também, se a fabricante pretende soltar atualizações para as últimas versões do SO e quanto tempo vai levar para elas chegarem. Outra dica interessante mas que é um pouco mais trabalhosa, confira o hardware do aparelho, pode até ser que ele venha com uma versão razoavelmente atualizada do sistema mas, no fim, o hardware não é bom o suficiente para aguentar atualizações.

Acho que é isso, o melhor mesmo é sempre pesquisar antes de comprar.

Últimos 5 artigos de Felipe Morandin

Sobre Felipe Morandin

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação pela Anhanguera Educacional. Atualmente trabalha com PHP e Drupal em uma empresa de softwares de Campinas. Além disso já trabalhou e possui conhecimentos em Delphi e Java além de banco de dados Oracle e MySQL. Tem interesse em Jogos, Celulares, Mac’s e em praticamente tudo relacionado com tecnologia.

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “iOS x Android – Qual comprar?

  • Felipe Katsujiro

    Bom dia.

    Eu li seu post e percebi que você não entende muito do assunto mesmo.

    Então vou te dar algumas dicas.

    A grande desvantagem do iOS (IPhone) é que ele só se comunica com ele mesmo, ou seja, bluetooth, wifi e etc, só se comunicam com produtos da Apple. Se vc quiser mandar um arquivo do seu Iphone para um amigo que usa qualquer outro aparelho você não conssegue.

    Sendo que internet e wifi o iPhone é ligeiramente mais rapido.

    A desvantagem do Android é que por rodar em uma virtual machine você perde com desempenho.

    O galaxy S é muito melhor em recursos que o Android tendo tambem melhor camera.

    A unica coisa que o iphone vai te dar é status e uma gama maior de aplicativos, mas se precisa de exchange ou autenticação num Dominio com AD, vai de android ou BlackBarry

    • Felipe Morandin

      Felipe,

      Você comentou que a internet e wi-fi são mais rápidos no iPhone, vc diz abrir páginas num iPhone? Se for, o Galaxy S abre praticamente na mesma velocidade que o iPhone, depende um pouco do browser que você está usando também.
      Você comentou também que o Android roda em uma máquina virtual. Olhando nesse link http://developer.android.com/guide/basics/what-is… é explicado que os programas rodam em cima de uma máquina virtual, não o SO em si.
      Atualmente, com um iPhone, já é possível configurar contas do Exchange também, assim como no Android (http://support.apple.com/kb/HT2480?viewlocale=pt_PT&locale=pt_PT).
      Com relação ao envio de arquivos por bluethoot, nem de um iPhone para outro é possível – nativamente. Quem quer fazer isso precisa fazer o Jailbreak do aparelho e instalar um aplicativo específico para isso.
      O post era só para levantar alguns pontos, basicamente falei só de programas e atualizações como eu citei no post, não quis entrar na parte de compartilhamento de arquivos e nem na parte de velocidade pois, para muitos usuários, isso não é algo que influencie na comprar, e sim os programas que pode instalar e se pode ou não atualizar o sistema.