Copiando vídeos do YouTube 9


youtube_logoEssa dica vai para quem utiliza o navegador Chrome e quer copiar os vídeos assistidos do YouTube. Quando você assiste um vídeo no youtube.com, seu computador faz um armazenamento temporário deste vídeo (cache) em seu computador, dessa maneira ao assistir o mesmo vídeo pela segunda vez o navegador não o carrega novamente, apenas recorre ao arquivo de cache.

Pesquisando na internet descobri que além de fazer cache de arquivos na pasta de arquivos temporários do próprio navegador chrome o Chrome armazena arquivos grandes (em nosso caso os vídeos do youtube) na pasta temporária do windows (Windows 7):

C:\Users\<seu usuario>\AppData\Local\Temp

O grande problema começa que ao acessar esta pasta haverá um monte de arquivo temporário que dificulta a análise, utilize o aplicativo CCLEANER para fazer a limpeza da pasta temporária. Em seguida assista um video do youtube e note que na pasta Temp um arquivo fla0000.tmp é criado. Este é o arquivo que contém o vídeo, note que o nome é composto pelo prefixo fla seguido de um número e com a extensão tmp. O pior é que o Windows não consegue copiar o arquivo para outra pasta pois ele esta sendo usado pelo navegador que se encontra aberto.

O que fazer então? Fechar o navegador ?

Ok, porem ao fechar o navegador o arquivo é automaticamente apagado!
Ai que vem o pulo do gato: Baixe o aplicativo RoboCopy, com ele é possível copiar arquivos que estão em ‘lock’ por outros aplicativos. Baixa a versão correta de acordo com seu windows. A sintax de uso é:

hobocopy c:\directoryname\ d:\backupdirectory\ <filename>

Por exemplo, se eu quero copiar meu arquivo C:\Users\<seu usuario>\AppData\Local\Temp\fla0000.tmp para c:/temp/fla0000.temp.

A sintax sera:
hobocopy C:\Users\<seu usuario>\AppData\Local\Temp c:\temp fla0000.tmp
Depois é só renomear o arquivo fla0000.tmp para fla0000.flv.

A maioria dos videos disponível na internet estão em formato FLV um tipo de arquivo da macromedia, caso você queira gravar um DVD ou assistir no celular deverá procurar por algum aplicativo que faça a conversão de FLV para outro formato, se o objetivo é assistir apenas no seu computador o próprio navegador consegue abrir este tipo de arquivo.

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta

9 pensamentos em “Copiando vídeos do YouTube

  • Cicinho Silva

    acabei de descobrir, uma maneira muito pratica.
    no Winxp A pasta fica em/

    C: Documents and Settings Seu_nome_de_usuario Configurações Locais/Dados de aplicativos Google Chrome User
    Data Default Cache ….

    os arquivos nao tem a extensao so numeros e letras.
    Coloque a extensao do arquivo.
    EX:- .mp3 .flv .mp4 .swf
    f_0000 coma extensao fica – F_0000.mp3

    Para arquivos de mp3 o tamanho do varia de 1,000.111 ate 3.500.335 .

    falo….

  • Dark9999

    Eduardo, Sumiu o arquivo "Fla……tmp" nao acho mais ele no na pasta TEMP do WINDOWS. Po esse Flashplayer atualiza com novas versoes e some com arquivos, sera que ele foi pra outra pasta, quero saber, nao tem como voce da uma pesquisada e depois posta ai, valeu.

  • dark9999

    Isso eu ja sabia, ,mais nao sabia de um aplicativo que copiava na tora !

    o "Oneclick youtube do mozila" cria uma pasta chamada cache no temp ao ver o vídeo ele monta um arquivo sem nome .

    ai e só bota o .flv e converter depois o arquivo depende do programa eu uso o anyvideoconverte.