Currículo – Como? Quando? Pra quem?


CurriculoCurrículo em arquivo ou no corpo do e-mail?

Taí uma coisa que é relativa.

Voltando ao primeiro tópico, leia a descrição da vaga com atenção, se o selecionador preferir o currículo no corpo do e-mail, a informação vai estar lá.

Em minha opinião, se o currículo estiver meia boca e você mandar no corpo do e-mail, vai ser excluído ali mesmo, ninguém vai se dar ao trabalho de copiar/colar para um documento para salvar um currículo ruim.

Por outro lado, se você conseguiu chamar atenção do selecionador, o retorno pode ser mais rápido, provavelmente vão te ligar assim que o e-mail for aberto.

Essa é uma forma de seleção mais rápida, sem precisar de muitos cliques. Fica bem mais fácil quando temos alguma vaga que precisa ser preenchida imediatamente.

Você também pode optar pelos dois, na dúvida mande o CV como anexo e no corpo do e-mail, assim se a pessoa gostar do que leu, mas não puder entrar em contato imediatamente, pode salvar o arquivo pra usar depois (sem ter muito trabalho).

Até quando candidatar-se?

Observe se no anúncio consta a data limite para a candidatura, pode ser que a vaga tenha um prazo para ser ocupada, então não adianta muito enviar o currículo depois desta data.

Quem contrata geralmente está com pressa.

Mas se não tiver data (e você não tiver bola de cristal), pode mandar, não tem como você saber se ainda está em tempo.

Aos cuidados de quem enviar?

Observe sempre se no anuncio informa “o dono” da vaga. Normalmente muitas pessoas utilizam o mesmo endereço de e-mail para envio de currículos. Pode acontecer de duas pessoas anunciarem vagas com títulos parecidos e requisitos diferentes.

É melhor deixar claro para qual vaga você está se candidatando, se a pessoa errada abrir seu e-mail pode acabar deletando antes da certa conseguir abrir a caixa de e-mail.

No próximo post vou dar algumas dicas sobre elaboração de currículo.

Até lá!

Últimos 5 artigos de Denise Ferreira

Sobre Denise Ferreira

De Campinas-SP, Tecnóloga em Análise de Sistemas pela Anhanguera Educacional Atua como Gerente de Contas em Consultoria na área de Soluções e Serviços em TI, na gestão operacional de uma das unidades de negócio. Experiência em suporte, documentação de padronização de processos e projetos de inclusão digital. Tem interesses em Gestão de Pessoas, Tecnologias Web, Fotografia Digital, Design e Gadgets.

Deixe uma resposta