Não é de hoje que venho percebendo a diferença de tamanho em arquivos compactados em diferentes formatos. Para tirar de vez a dúvida de qual formato é melhor para compactar arquivos no dia a dia, fiz um teste rápido com 2 tipos de arquivos. Um executável e uma planilha de Excel. O teste não leva em consideração a velocidade de compactação e sim o resultado final do arquivo, ou seja, qual era o seu tamanho original e pra quanto foi depois de compactado.
As ferramentas utilizadas foram o Winzip que na sua última versão trabalha com o formato de arquivo Zipx. O Winrar com seu já conhecido formato Rar e o 7zip com o seu formato 7z. Todos os programas foram configurados para a maior taxa de compressão possível.
Abaixo os resultados para o arquivo XLS (Excel):
Agora os resultados para o arquivo EXE (Executável):
Das três ferramentas testadas, somente o 7zip é gratuito e maravilhosamente foi o que conseguiu os melhores resultados. O WinZip vinha comendo poeira nas versões anteriores em relação aos seus concorrentes, mas agora com o novo formato Zipx melhorou muito suas taxas de compressão.
Com estes resultados, você está disposto a trocar no seu dia a dia seu formato de compactação padrão?
Últimos 5 artigos de Fernando Fonte
Eu uso o Filzip, mas ainda não fiz a comparação com outros compactadores. Interessante que na maioria dos arquivos na NET são encontrados no formato .rar, mas pelo teste percebe-se que para arquivo é o que deixa o arquivo menos compactado.
Valeu pela dica. Vou começar a usar o 7zip.
Já troquei faz tempo!…. Uso o 7zip e recomendo.