Java Look and Feel 2


LookAndFeelLogo Look and Feel é o nome dado a aparência de sua aplicação. Por exemplo, um aplicativo que roda em ambiente Windows ‘tem cara de windows’ certo ?! Já um aplicativo rodando em um Mac tem um visual diferente, o mesmo acontece para Linux. Este visual diferente é o que chamamos de look and feel. Como Java é uma linguagem que possibilita a escrita de programa multiplataformas uma mesma aplicação terá visual diferente de acordo com o sistema operacional no qual ele for executado.

Para resolver este problema podemos aplicar determinado Look and Feel e garantir que este programa tenha a mesma aparência independente do SO. Um outro uso de look and feel (talvez bem mais frequente) é dar um toque especial na aparência de seus programas.

Existem diversos look and feels gratuítos pronto para ser baixado e usado em sua aplicação desenvolvida em java, você pode por exemplo deixar seu programa com cara de ‘folha de papel’ usando Napkin look and feel:

SketchedFileChooser

Que tal o tom metálico do Substance :

creme1

O as cores suave do Sea Glass:

controls2

Se preferir pode usa o Liquid;

liquid

Este e muitos outros podem ser encontrado de forma gratuíta, basta buscar por free java look and feel que você vai encontrar muita coisa interessante.

Gostou do assunto ? Leia mais em;

Testando vários Look And Feels

How to Set the Look and Feel

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Java Look and Feel