Porque o botão Salvar não evolui? 7


Botão Salvar Word 2007Quem acompanha a informática desde o seu nascimento percebeu que os softwares sempre estão evoluindo, tanto em recursos e funções, como também graficamente. O próprio Windows 7 e também o Ubuntu estão ai pra provar isto. Agora se tem uma coisa que já fez sentido, mas hoje não faz mais é o botão Salvar, presente em vários softwares. Desde editores de texto e planilhas, até em softwares comerciais e ERP’s, o famoso botão Salvar está preso à imagem de um disquete. Aquele dispositivo mesmo, jurássico, utilizado para salvar dados que não é mais utilizado hoje em dia.

A Apple deu uma demonstração de como seu software de música, o iTunes, evolui de acordo com a tecnologia. Quando lançado, a imagem da música estava relacionada ao CD. Hoje, com a distribuição digital de conteúdo e os arquivos MP3’s, o CD não faz mais sentido. Com esta visão, a empresa do tio Jobs atualizou o logo do iTunes 10, conforme a figura abaixo:

E o botão Salvar? O disquete não é mais utilizado. Para uma criança que aprende hoje a usar o Word, a imagem deste botão não significa nada. Ela nunca usou e nem usará um disquete. Não faz mais sentido.

A grande questão hoje está nas mãos de quem desenvolve softwares. Você colocaria o que no lugar da imagem do disquete? Um HD? Um Pendrive? Um SSD ou Memory Card? Deixe a sua opinião nos comentários 😉

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta

7 pensamentos em “Porque o botão Salvar não evolui?

  • Milton França

    Também acho a opção usada no Linux a mais lógica, um desenho de um HD. Se não me engano há ainda um seta apontando para baixo acima do HD, para dar ainda mais a ideia de gravação.

    • Rodrigo

      (quase um ano depois…)

      No Open Office (agora Libre Office) eacute; uma setinha verde apontando para um HD. Mas ainda assim, eu que trabalho com isso sei que eacute; o desenho de um HD. Para um leigo, eu imagino que seja apenas uma caixinha cinza mesmo.

      Sou a favor da substituiccedil;atilde;o do disquete por alguma outra coisa tambeacute;m, taacute; muito arcaico isso jaacute;, pelo amor de Deus.

  • Denise Ferreira - Di

    O problema é esse mesmo, o ato de salvar dados está sempre associado as mídias onde são gravados.

    Tentei pensar em alguma outra coisa, mas nenhuma imagem me faz lembrar de armazenamento, nenhuma que não possa mudar nos próximos dias.