Estendendo o SCRUM segundo as Áreas de Processo de Gerenciamento de Projetos do CMMI


scrumban-001 No mercado de desenvolvimento de software há uma forte tendência para o desenvolvimento ágil de aplicações devido a um ritmo acelerado de mudanças. Este contexto tem causado crescentes frustrações nas organizações devido aos planos, especificações e documentações pesados, muitas vezes impostos por critérios de conformidade dos modelos de maturidade.

Organizações de desenvolvimento de software que vinham adotando modelos de capacidade de maturidade como o CMMI para a melhoria de seus processos estão cada vez mais interessadas na possibilidade de adoção de métodos ágeis. Este trabalho apresenta uma abordagem do método ágil Scrum compatível com áreas de Gerenciamento de Projetos do CMMI aplicada em uma organização de inovação e pesquisa no desenvolvimento de projetos de software.
(Clique aqui para fazer o download do trabalho)

Fonte:

MARCAL A. S., FREITAS B. C. F. et al. Estendendo o SCRUM segundo as Áreas de Processo de Gerenciamento de Projetos do CMMI. 2007.

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta