Competências essenciais


images Core Competence – O ritmo das mudanças em nosso mundo é o mais rápido já alcançado. E o futuro nos acena com uma aceleração ainda maior em termos de inovação tecnológica e reconfiguração do modo de trabalhar e competir em todas as atividades. Enquanto a globalização impõe novos padrões de competitividade ao mundo e exige mudanças na forma de pensar das empresas e na maneira como administram as suas atividades. Assim, sobreviverá quem se adaptar aos novos tempos com diferenciais a oferecer aos mercados.

Percebe-se atualmente que cada vez mais o auto conhecimento e a espiritualidade estão presentes.

É importante o individuo ser equilibrado e conhecer seus pontos fortes, habilidades e competências e tentar melhorar os pontos que ainda não estão maduros. Devemos saber quais são nossos defeitos, quais as aptidões que não temos, onde estamos, quais são os nossos valores.

Pela primeira vez na história da humanidade temos de aprender a assumir a responsabilidade de administrar a nós próprios. E provavelmente essa é uma mudança muito maior do que a trazida por qualquer tecnologia, uma mudança na condição do ser humano.

Contudo, para o sujeito desenvolver competências pessoais vai necessitar de transitar pelo estudo das ciências, que ganha significação ao interagir com a realidade que se materializa no plano sócio – cultural. Desse modo, chegamos ao lugar onde apenas saber fazer já não basta, e o saber fazer é substituído por ser competente.

competence

Fonte:

C. Balduir, F. C. Antonio, K. L. João; Competências essenciais: contribuições para o aumento da competitividade, XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, RS, Brasil. Nov 2005

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta