Deixe uma resposta

13 pensamentos em “Portal do MEC tira dúvidas sobre educação

  • Fernanda Moura

    Olá,
    Gostaria de saber, se caso um aluno de Ensino Médio, na sua conclusão em escola particular, não consiga acertar as mensalidades do colégio em dia, a escola pode reter o histórico escolar, e caso ele possa, pelo menos poderia liberar um carta de conclusão desse aluno ?

  • Rodrigo

    Terminei o 8º semestre para me formar em administração ficando com uma DP e devendo horas complementares + estagio supervisionado (atrasso de 20 dias), acontece que a FAculdade está me obrigando a fazer mais 12 meses de curso com mais 8 materias novas, o detalhe que a mensalidade e o valor cheio. Isso e valido

  • DIEGO BARBOSA

    Me ajudem por favor!!FUI BUSCAR MEU DIPLOMA DE ENSINO MEacute;DIO TEacute;CNICO DE INFORMATICA,ESSA ESCOLA Eacute; PARTICULAR DAacute;I ME PEDIRAM UMA TAXA DE 170,00 REAIS,ACHEI ESTRANHO MAIS PAGUEI.ESTAVA TUDO PRONTO ATEacute; A PUBLICACcedil;Atilde;O NO DIAacute;RIO OFICIAL,SOacute; FALTAVA A ASSINATURA DA DIRETORA,NO OUTRO DIA FUI BUSCAR AIacute; VEIO A SURPRESA ELA DISSE QUE PARA PEGAR O DIPLOMA EU TERIA QUE PAGAR OUTRA TAXA DE 70,00 PELA COLACcedil;Atilde;O DE GRAU E ENTRAR NUMA SALA E FAZER UM JURAMENTO.QUERIA SABER SE ISSO Eacute; LEGAL? E O QUE EU TENHO QUE FAZER?PRECISO DE AJUDA PORQUE SEM ISSO Ntilde; POSSO FAZER A MATRICULA NA FACULDADE!!

  • Penelope

    Olá Fernando!
    Não sei se podederá me ajudar. Minha filha estuda em um colégio militar, onde parece q só tem deveres e sem direitos. Ela se mata de estudar, mas eles fazem de tudo para reprovar os alunos. Eles não entregam as provas também. Há 3 anos minha filha foi reprovada e pedi as provas para saber se ela realmente tinha sido reprovada e até hoje estou esperando. É de conhecimento de todos que eles estão "limpando" a escola. O índice de reprovação é muito alto e o de recuperação também! Muitos acabam desistindo. Eu só não desisti ainda porque não tenho condições financeiras de colocar minha filha em uma boa escola particular. Como o colégio é militar não adianta tentar conversar com eles. Já tentei e conheço várias pessoas que também, mas não tem jeito, pois eles são irredutíveis. Minha filha está no primeiro ano do ensino médio. Infelizmente o ensino médio também é tecnico e obrigatório nas três matérias, contabilidade, administração e estatística. Minha filha está com medo de repetir em estatística por poucos décimos. O que eu gostaria de saber é se: Se ela for reprovada em estatística, ela poderá entrar em outra escola que não seja técnica, sem repetir?
    Afinal se a escola não for técnica essa matéria não está no currículo.
    Obrigada pela atenção!

    • Fernando Fonte

      Olha Penelope, é difícil saber. Você pode pegar a grade curricular dela e levar na nova escola e ver o que eles falam lá. Eu mesmo perdi um ano saindo de um colégio técnico para outro normal. As grades não batiam e tive que perder aquele ano. Sobre o colégios militares, já ouvi a respeito da rigidez. Quem consegue passar por tudo isto e chegar ao final do curso é porque esta pessoa está muito acima da média dos demais alunos.

  • Apollo

    estou no ultimo ano do ensino médio. Estudei de janeiro a julho no Brasil.Esse mes vim para Colombia e ficarei um ano,frequentando escola daqui e aprendendo o idioma. Meu diretor,do Brasil,me disse que tem uma lei que diz que posso duplicar as notas do primeiro e segundo bimestre, e usar elas no terceiro e quarto,me formando na escola do Brasil.Isso é verdade? Se é,como faço?

  • sarah

    gostaria de obter informações,pois fiz minha inscrição na faculdade de direito so que eles cancelaram minha inscriçaõ devido eu ter somente a aquisição que estou quite com a justiça eleitoral pois ainda nao possuo o titulo .o que devo fazer,se minhas aulas ja começam o mes que vem.por favor alguem me ajude…obrigada.

  • Priscila

    gostaria de saber se é lei, deixar as provas feitas pelos alunos no nivel superior (cursando faculdade ) com os professores se nós alunos não temos acesso.

    • IANNA CLARA

      Priscila… a prova é documento do aluno independente de grau escolar.. tb sou academica e na faculdade onde estou eram retidas as provas, porém, trabalhava no conselho de educação, e vendo algumas leis me deparei com uma que diz que a prova é documento do aluno, se a instituição quiser ficar com ela que bata um cópia e fique com a cópia, mas a original é do aluno, desde que descubri isso todos os alunos de todos os cursos recebem suas provas. consegui isso conversando com minha orientadora, antes de falar pra qualquer pessoa, disse que sabia de uma lei e tal e se caso não me entrega-se minhas provas iria falar em todas as salas de todos os cursos, e logo o dono se viu obrigado a entregar as provas, afinal isso séria horrivel para a imagem da instituição e principalmente pra ele já que ele é PROMOTOR..

      bem mas é isso as provas por direito são dos alunos, aconselho a conversar com sua orientadora e procurara na internet ou ir no conselho de educação de sua cidade qe eles disponibilizam essa lei pra vc.