Abandone o Access de vez! 2


Access - Logo

Que atire o primeiro INNER JOIN o programador que nunca usou o Access como banco de dados do seu primeiro sistema para a padaria do bairro, para a locadora da esquina ou para a oficina do tio Zé. Programadores VB e Delphi sabem do que estou falando. Amado no início por proporcionar armazenamento de dados via instruções SQL, e odiado no final por corromper facilmente os dados quando utilizado em rede ou atingindo um determinado tamanho próximo aos 30MB, o Access ajudou muitos programadores iniciantes e ter noções de banco de dados, a utilizar os comandos SELECT, INSERT, DELETE e UPDATE e principalmente a resolver problemas complexos de perda e recuperação de dados.

Hoje, com a evolução dos sistemas, é totalmente inviável desenvolver algo pensando em utilizar o Access como banco de dados, principalmente se o software a ser desenvolvido for utilizado em rede e acessado por vários computadores. Para isso, existem soluções mais robustas como o MySQL, Oracle e SQL Server. O problema pra quem está começando é o alto custo de licença para estes bancos de dados. Ai que entra uma grande novidade com o SQL Server 2008 R2 Express.

Desde 2005, a Microsoft disponibiliza gratuitamente a versão Express do seu banco de dados. A única diferença dela para a versão comercial é o limite do banco de dados. Nas versões do SQL Server 2005 Express e do SQL Server 2008 Express, o limite é de 4GB por banco de dados. Já a nova versão, o SQL Server 2008 R2 Express o limite por banco de dados foi ampliado para 10GB. Tamanho suficiente para fazer seu primeiro software comercial e atender perfeitamente pequenas e médias empresas.

Você pode obter mais informações e baixar gratuitamente o SQL Server 2008 R2 Express no seguinte link: http://www.microsoft.com/express/Database/

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Abandone o Access de vez!