Dando continuidade com os posts sobre o Mac OS X hoje vou falar um pouco de algumas diferenças que percebi e algumas dificuldades que tive para começar a usar esse sistema operacional.
Nesse post pretendo só falar sobre algumas diferenças dos sistemas operacionais, não pretendo me aprofundar nas funcionalidades e configurações do sistema.
A primeira grande diferença que todos percebem é a ausência do botão iniciar na parte inferior da tela. Todos que nunca viram o sistema operacional de um Mac se surpreendem ao verem, no lugar, uma barra com alguns atalhos para programas.
Essa barra é altamente customizável e permite, de maneira fácil e rápida, que o usuário coloque nela os programas que mais utiliza e, também, retire dela algum programa. Nessa barra também é possível ver quais programas estão abertos. Todos os programas com esse ponto luminoso embaixo do ícone estão abertos no momento.
Na parte superior da tela temos uma outra barra. Nessa barra ficam os menus do aplicativo aberto. Diferentemente do Windows, os programas feitos para Mac não tem – pelo menos a maioria deles – uma barra de menus dentro da janela do programa igual o Windows tem. No Mac os menus ficam na barra superior da tela e não presos aos programas.
Nessa mesma barra encontramos também ícones que indicam o status do Time Machine (o sistema de backup do sistema operacional), Bluetooth, Wireless, som, bateria (no caso dos notebooks), calendário e um atalho muito útil para o Spotlight.
O Spotlight é uma ferramenta de busca dentro do sistema operacional. Com ele podemos procurar qualquer coisa dentro do hd de maneira rápida. Ele tem um sistema de Auto-complete que, durante a digitação, lista as ocorrências da busca.
No lugar do menu iniciar o Mac OS tem, na barra na parte inferior da tela, um botão que abre a pasta de aplicativos do sistema e um outro que abre a pasta de documentos do usuário. Nos dois casos, ao acionar o botão, o sistema já abre uma lista do conteúdo das pastas permitindo, assim, que o usuário abra o que procura sem ter que procurar dentro da pasta.
O sistema tem outras diferenças mas, na minha opinião, a que mais causa desconforto para quem mudou de sistema operacional é a posição e a função do botão fechar.
No Mac o botão não fica do lado direito igual ao Windows, no Mac ele é um botão do lado esquerdo do programa. Alguns programas, como é o caso o Word, tem, além de um botão fechar para a janela do texto principal, botões em cada paleta de opções que ficam na tela.
Só essa diferença de layout já é suficiente para causar uma certa estranheza mas o que mais difere do Windows é mesmo a real função desse botão.
Fechar um programa usando esse botão não quer dizer realmente que o programa foi fechado. Para fechar o programa realmente é preciso ir até o menu principal dele na barra superior e escolher a opção Fechar/Quit. Só assim o programa é realmente fechado.
Bom, por enquanto é isso, mais para frente vou falando de mais coisas.
Últimos 5 artigos de Felipe Morandin
Estou gostando de aprender um pouco do MAC. Parabéns pelo post!