Ubuntu 10.4 – Cada vez mais amigável 1


Ubuntu 10.4-00
Venho testando sistemas Linux há alguns anos já. Sou usuário Windows confesso, porém sempre tive a curiosidade de saber qual era a cara de um Linux, como funcionava, etc. Já usei Conectiva, Mandrake, SuSe, RedHat e sempre achava que o Linux estava há anos luz de ser amigável aos usuários como o Windows ou o Mac são. Abrir prompt de comando pra mudar a resolução da tela não era coisa que qualquer um conseguia fazer. Foi ai que conhecia o Ubuntu. Um amigo estava na faculdade com vários CD’s distribuindo pra quem quisesse. Achei interessante aquele método de divulgação. Você podia pedir no site e dentro de alguns meses os CD’s chegavam gratuitamente em sua casa, diretamente da Europa. Desde então, sempre tenho uma partição separada com o Ubuntu no meu PC e a cada lançamento de uma nova versão, me espanto com a facilidade de utilização que ele ganha.

Pra não ser diferente, a nova versão 10.4 está muito simples de usar. Desde sua instalação e nas primeiras utilizações, não precisei digitar nenhum comando. Tudo foi feito pela interface gráfica. A instalação de programas está simples e funcional. Basta abrir o instalador, procurar o aplicativo, e clicar em instalar. Depois do download, ele já aparece no seu respectivo menu.

Por padrão, o Ubuntu já vem com a maioria das ferramentas necessárias para uso do dia a dia. Planilha, Editor de Texto e Apresentação estão presentes graças ao OpenOffice. O navegador padrão é o Firefox. Um dos recursos que mas me agradou no Ubuntu 10.4 foi o comunicador instantâneo agregado como cliente para as mais diversas redes sociais. Com ele é possível acompanhar todo que rola no Twitter, Facebook, MySpace, além de falar com seus amigos do Orkut pelo Gtalk, Facebook, Messenger entre outros. Tudo de forma simples e unificada.

Pra quem quiser testar e se surpreender com o novo Ubuntu, segue o link para a página oficial: http://www.ubuntu.com/getubuntu/download

Existe também uma versão alternativa para iniciantes disponibilizada pelo pessoal do site Linux no PC. Nesta versão personalizada, eles já incluíram os programas mais utilizados como Acrobat Reader, Sun Java, Flash Player e Codecs para rodar os mais diversos formatos de vídeos. Segue o link: http://www.linuxnopc.com.br/lpc/index.php?option=com_content&view=article&id=22&Itemid=29

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Ubuntu 10.4 – Cada vez mais amigável