Mac OS – Meu primeiro contato


Bom, como esse é meu primeiro post acho que é necessária uma apresentação, me chamo Felipe, sou formado em Ciência da Computação e trabalho na área de programação web.

A princípio irei falar sobre o que tenho passado usando o Mac OS X, dicas para solução de problemas e como montar um ambiente de programação.

Sempre fui usuário Windows (desde o 3.11) e também sempre tentei usar Linux e sempre acabava voltando para o Windows.

Quando resolvi trocar meu notebook pesquisei bastante e me vi com a seguinte dúvida: Dell ou Apple. O preço dos dois era bem parecido mas a configuração do Dell era mais “potente” e vinha com a licença do já familiar Windows 7. Como eu já estava interessado em ter um Mac já fazia algum tempo resolvi arriscar e testar o sistema operacional da maçã. Uma das coisas que me levou a arriscar era o pensamento de que, se alguma coisa der errado, mesmo tendo um Mac eu consigo instalar o Windows nele.

Comprei o Mac e quando chegou já fui surpreendido não só por um sistema operacional simples e bonito mas também por um hardware muito bem feito, componentes bons dentro de uma carcaça ótima.

Logo que você liga o computador algumas coisas tem que ser configuradas como o seu nome, nome do seu computador e idioma. Feito isso, e com poucos cliques, o computador já está pronto para ser utilizado.

Num próximo post irei falar mais do layout do sistema operacional inclusive colocando alguns prints de tela mas, para não deixar esse post muito grande irei dar uma dica rápida.

Uma surpresa não muito boa que tive assim que comecei a usar o sistema operacional foi perceber que o teclado vem desconfigurado. O teclado é padrão U.S. International e o sistema vem para utilizar o ABNT. Para resolver isso basta fazer o seguinte:

1)      Preferências do Sistema

2) Idioma e Texto

3) Leiautes de Teclado (sim, o nome é esse mesmo)

4) Nessa tela escolha a primeira opção (EUA Internacional – PC) e selecione a opção “Usar o mesmo em todos os documentos”

Bom, por enquanto é isso, voltarei aqui mais vezes para falar mais sobre umas particularidades que eu tenho encontrado durante o uso cotidiano – nem tanto assim – do Mac.

Últimos 5 artigos de Felipe Morandin

Sobre Felipe Morandin

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação pela Anhanguera Educacional. Atualmente trabalha com PHP e Drupal em uma empresa de softwares de Campinas. Além disso já trabalhou e possui conhecimentos em Delphi e Java além de banco de dados Oracle e MySQL. Tem interesse em Jogos, Celulares, Mac’s e em praticamente tudo relacionado com tecnologia.

Deixe uma resposta