Compare arquivos com o WinMerge 1


winmerge

Qual aluno que nunca passou vários minutos (ou horas) procurando por um erro no seu código que acabara de copiar e por algum motivo não funciona. Após muitos neurônios torrados, culpado o compilador, sistema operacional e o professor que escreveu errado, você descobre que todo erro é um simples ponto e virgula fora do lugar, ou uma letra em maiúscula que deveria ser minúscula.

“Seus problemas acabaram, chegou o revolucionário descobridor automático de erros…”, brincadeira. Para quem não conhece o termo Merge, trata-se de juntar duas mais informações comparando suas diferenças. Com a ferramenta gratuita WinMerge (também em sua versão portable) você consegue comparar dois arquivos e ver onde eles são diferentes. Eu costumo utilizá-lo com frequência.

No exemplo citado acima você pode utilizar a ferramenta para comparar seu código que esta com erro com o código do amigo que esta funcionando, e ver exatamente a diferença entre eles.

ScreenShot052

No exemplo acima é possível ver que há uma diferença na linha indicada, se você analisar há a existência de um ponto e virgula a mais.

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Compare arquivos com o WinMerge

  • Thiago

    Essa ferramenta é realmente útil, lembrando que ela pode ser vinculada a uma ferramenta de controle de versão para comparar arquivos com o repositório …