A evolução dos jogos em telefones celulares 1


Quando os primeiros celulares desembarcaram nas lojas,  além é claro da função de telefone, eles possuíam agenda de contatos, calculadora e jogos.  Este último era bem limitado, resumindo somente a uma ou duas opções de fábrica, sem a possibilidade de alterar ou colocar outros jogos.

Com a evolução dos celulares, muitos começaram a vir com a possibilidade de se rodar aplicativos escritos em Java. Com isso, várias empresas de jogos para consoles, como por exemplo, Sega, EA, Capcom, Gameloft entre outras viram uma grande oportunidade nesse mercado e logo criam estúdios voltados para o desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.

Hoje, com a chegada dos smartphones e a popularização de seus sistemas operacionais (iPhone OS, Android, Windows 7 Mobile, Symbian, entre outros), além de um hardware de respeito estão fazendo com que os jogos para estes dispositivos cheguem a uma qualidade incrível. Muitos jogos hoje têm lançamento simultâneo pra consoles e dispositivos móveis.

Veja o vídeo abaixo com os lançamentos da Gameloft para a plataforma Android:

Está mais que evidente: O mercado é bom, tem oportunidade para as empresas de jogos crescerem ainda mais. Resta saber o que Sony e Nintendo pensam a respeito disso, já que estão ganhando concorrentes para seus videogames portáteis, PSP e DS respectivamente.

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “A evolução dos jogos em telefones celulares