A difícil tarefa de comprar uma TV hoje em dia: Guia para iniciantes – Parte 1


TV LCDAté alguns anos atrás, comprar uma TV era relativamente simples. Além de ter o dinheiro é claro, bastava escolher a marca, o tamanho da tela onde as opções eram divididas entre 14”, 20”, 21” e 29” e o formato do tubo entre tela plana e convencional.

LCD ou Plasma?

Hoje, quem conhece um pouco do assunto sabe que não é nada fácil escolher um modelo de TV. Primeiro existe o tipo de tela da TV: LCD ou Plasma. Logo chegará as lojas mais um formato: OLED. Na categoria LCD, existe ainda o que a indústria chama de LED TV, o que nada mais é que uma TV de LCD retro iluminada por leds. Em tempos que só se fala em responsabilidade com o meio ambiente, a ordem de consumo de energia vai do maior pro menor nesta seqüência:  Plasma -> LCD -> LED LCD -> OLED.

Tamanho da Tela

Após esta escolha, vem o tamanho da tela que variam de 22”, 26”, 32”, 37”, 40”, 42”… até sabe lá Deus quanto ainda vão crescer. Toda TV de 42 polegadas fica linda em exibição na loja, com aquele espaço aberto em volta dela, mas provavelmente não ficará tão bem assim na pequena sala do seu apartamento. Quanto menos espaço sua sala tiver e consequentemente mais perto da TV você se sentar, menor deve ser o tamanho dela. Tudo isso porque além de cansar a vista, você começará a ver imperfeições e serrilhados nas imagens dependendo do que estiver assistindo.

Receptor de TV Digital Acompanha?

Se você tem um pacote de TV por assinatura (Sky, Net, Telefônica TV, Via Embratel entre outras) e nunca assiste os canais da TV aberta, a questão do Receptor para TV Digital Integrado não fará tanta falta assim. O Brasil está mudando o formato como o sinal da TV aberta chega à casa dos telespectadores. Antes analógico agora digital. Essa transição acontecerá gradualmente e deverá se concretizar até 2016. O sinal digital já está disponível em algumas capitais e em outras cidades de regiões metropolitanas. Nada impede que no futuro você compre somente o receptor de TV digital e ligue no seu aparelho televisor.

Aguarde que na próxima semana a parte 2 tratará de temas como Resolução, Portas HDMI e USB entre outros. Até breve! 😉

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta