Como começar a estudar Java 1


dukeTuxJavaOne2003TShirt Esta semana recebi uma dúvida muito interessante de um aluno:

Boa noite professor, to com uma dúvida e queria um conselho. Estou pensando em fazer um curso de Java só que estou com dúvida  porque acho que vou ver Java na faculdade também. Você acha que vale a pena eu fazer o curso de Java já que vou ver  na faculdade

Também tive esta dúvida… Minha dica é:

Antes de pagar por qualquer curso recomendo fortemente você estudar um pouco sobre Orientação a Objeto e o básico da linguagem Java. Você terá um pouco de Orientação a Objeto na faculdade e já vai dar para ajudar a se aprofundar no assunto caso queira.  A grosso modo, Orientação a Objeto é a base de qualquer linguagem orientada a objeto. Parece óbvio não é ?! Aguarde a aula de Java e vá lendo um livro sobre Java até lá.

Agora porque acredito ser importante estudar O.O e o básico de Java antes de começar qualquer curso? Simplesmente porque você ira aproveitar melhor um curso no qual terá que pagar por ele, ou melhor, talvez perceba que nem precise de curso para aprender Java como eu percebi.

Agora como começar a estudar? Os dois livros referência no mercado que recomendo e que abordam do básico ao avançado e você encontra na Faculdade, são:

Java Como Programa – Média de R$ 180,00

O Java Como Programar é o verdadeiro oráculo do programador Java. É minuciosamente explicativo e completo, linha a linha você sabe o que determinado exemplo faz. A qualidade da impressão é excelente com textos coloridos etc. Vantagem: É um livro completo. Desvantagem: As vezes se tornar uma leitura cansativa devido ao quanto ele é explicativo.

28ce3de7f278775a1983bfd139c7ce4f1

Java Use a Cabeça – Média de R$ 90,00

O Java Use a Cabeça possui uma didática invejável, seus exemplos e a forma como ele esta escrito com figuras e exemplos ajudam muito no aprendizado. Vantagem: Didática fácil de entender. Desvantagem: Não ser tão completo.

16348_0_5

Em ambos os casos o preço é salgado, mas vale apena o investimento se for estudar a fundo. Uma alternativa é acessar meu blog pessoal e consultar algum material gratuito. Acesse aqui: Material 1, Material 2.

Abraços

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Como começar a estudar Java