Test: Seu console é verde? 2


ClashOfTheConsoles

Parece que o Greenpeace está de olho também no mundo mágico dos games. Um teste recente feito pela organização indica que os consoles do momento – Nintendo Wii, Playstation 3 e XBox 360 – são montados com peças que, quando descartadas, prejudicam e muito o meio ambiente.
Como se não bastasse, o teste também aponta que a Microsoft, a Sony e principalmente a (tão simpática e familiar) Nintendo, não estão ligando muito para os efeitos danosos que estes componentes causam ao planeta e também às pessoas. Conclusão esta que chegamos ao ver a pontuação das três gigantes dos games nos testes, que têm por base os quesitos Uso de Tóxicos, Política de Uso de Tóxicos, Política de Reciclagem e Consumo de Energia.

O Xbox e o Play 3, por exemplo, usam o elemento Berílio nos contatos elétricos dos consoles. Quando o processo de fabricação e até reciclagem dos componentes que contém este elemento são efetuados, fumaça e vapores de Berílio podem prejudicar a saúde, pois a inalação prolongada pode causar, além de diversos problemas crônicos, câncer de pulmão.
O simpático console da Nintendo ganhou apenas no último quesito, onde venceu pelo consumo de 15W, contra o alto consumo do XBox – 97W – e Playstation 3 – 128W.
Posso dizer que, apesar de simpático, o Super Mário só quer saber mesmo da princesa.

“No mundo dos games, todos querem salvar o mundo. Mas, volte só um pouco para o planeta Terra. Seus consoles favoritos contém ameaças mortais com alto poder de destruição: agentes tóxicos que não deveriam estar lá contribuem para uma montanha de lixo eletrônico quando descartados. “Clash Of The Consoles” é o website do Greenpeace onde você pode conferir como seus heróis dos games preferidos se mantém em relação à seus oponentes e como você pode ajudar no combate contra o monstro que ameaça o planeta.”

Confira:
http://www.greenpeace.org/international/clashoftheconsoles/

Fonte: Greenpeace

Últimos 5 artigos de Gabriel Angeli

Sobre Gabriel Angeli

De Campinas-SP, graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista. Atua como desenvolvedor líder em uma empresa de consultoria e desenvolvimento de sistemas E.R.P. Gabriel é fanático por games e também adora animação digital, ficção científica e ufologia.

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Test: Seu console é verde?