Overdose de Informações


Overdose de Informação

Sexta-feira, 18 horas. A caixa de entrada está lotada e a cada minuto mais 10 feeds pedem para serem lidos. O Twitter, Facebook e Orkut disputam a sua atenção. Seu blog pede atualização, mas saiu uma correção de emergência para o seu sistema operacional que deve ser atualizado imediatamente. Enquanto espera, notícias pipocam na tela: Crise na Ásia, dólar sobe, Intel lança novo processador, governo aumenta impostos para importados, encontrada cura para a gripe suína, mais um artista morre de câncer, novo “smartphone faz tudo” é lançado e é apontado como sucessor do iPhone, ufa!

Caramba! A nova versão do .Net vai ter um recurso que poupará seu tempo de desenvolvimento em 5%, mais você gastará 10% do seu tempo diário aprendendo esta nova funcionalidade. O mercado está mudando, tudo está migrando para a Web. E ai, Java, Flex, Pyton ou Ruby on Rails? Continuará trabalhando por conta própria ou é hora de procurar algo fixo? Mas pedem inglês fluente e o seu está bem defasado.

São 19 horas, o telefone toca. É a sua família perguntado se você não vai pra casa jantar com eles. Poxa, você nem consegue lembrar o que comeu na janta, ontem!

Há 10 anos você não imaginaria uma cena como esta. Várias atividades, muitas informações, tudo multiplicado e você continua sendo só você, um só. O mundo moderno cada vez mais consome nossa atenção. Para quem trabalha todo o tempo na frente do computador, este fato se torna mais evidente. Como conciliar tudo isto e ainda conseguir tempo pra viver a sua vida, viver as pessoas a sua volta? A palavra “lazer” se torna estranha aos nossos ouvidos. E não, ela não foi retirada do dicionário com a nova reforma ortográfica.

Fico imaginando se daqui a mais ou menos 5 ou 10 anos, teremos clínicas de recuperação especializadas no tratamento de pessoas que tiveram durante a sua vida overdose de informações. Quem viver verá!

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta