Desvantagens de trabalhar no desenvolvimento de ERP’s no Brasil 2


Mão de Obra Softwares de ERP‘s são os mais utilizados no mundo corporativo. São eles os responsáveis por todos os processos das empresas. Desde os cadastros de clientes e fornecedores, até controle de estoque, emissão de pedidos e notas ficais, além de todo o controle financeiro, como fluxo de caixa e contas a pagar e receber. Hoje é muito difícil uma empresa de pequeno médio porte sobreviver sem um sistema integrado.

Como há bastante demanda no mercado, a maioria das vagas para programadores e analistas são para trabalhar no desenvolvimento ou manutenção destes sistemas. Uma vez dentro do projeto, há sempre o que fazer, desde alterações no banco de dados a mudanças nas telas ou ainda nas regras de negócio.

O grande problema em atuar nesta área são as mudanças forçadas para atender as determinações do governo. Muitas delas são difíceis de serem implementadas, ou ainda possuem um prazo curto para a implementação. Quem está trabalhando nas recentes mudanças da Nota Fiscal Paulista, Nota Fiscal Eletrônica ou ainda Substituição Tributária sabe do que estou falando. Dependendo da forma que o sistema foi projetado, estas mudanças podem causar vários transtornos. Aquele famoso arruma aqui, quebra ali.

Até tudo ser corrigido e o sistema voltar a funcionar perfeitamente como antes, já deverá ter saído alguma nova medida fazendo com que a equipe de programadores novamente centralize os esforços para esta alteração. Eu particularmente acho um pouco incômodo isso, porque os recursos gastos no desenvolvimento dessas alterações do governo poderiam ser utilizados em outras tarefas, como melhorias e novas funcionalidades dos sistemas.

Quem está se formando, ou chegando agora ao mundo do desenvolvimento, já deve saber: Se escolher a área de software para negócios, terá sempre o emprego garantido, porém na maioria das vezes estará trabalhando em alguma alteração fiscal ou contábil que o governo solicitou. É a vida!

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Desvantagens de trabalhar no desenvolvimento de ERP’s no Brasil

  • Vitor Soares

    Olá Fernando,

    Bem interessante tua postagem, sou programador VB e ganho a vida com um modesto sistema ERP com uma pequena carteira de clientes; são pequenas indústrias, e atualmente estou adequando meus sistemas para emissão de NFe. Com tua permissão eu gostaria de publicar esta postagem no meu blog.

    Valeu!

    Vitor

    • Fernando Fonte - Dim

      Oi Vitor.

      Pode sim, só não esquece de citar a fonte e colocar um link pra cá.

      E boa sorte nas alterações da NFe. Conheço algumas pessoas que perderam os cabelos ou eles ficaram brancos ao passar por mais esta mexida do governo.

      Abraço!