Menos de uma semana, após a Vivendi ter anunciado á compra a brasileira GVT, o presidente do Grupo Telefônica na Espanha César Alierta anunciou que o grupo pretende unificar suas marcas e produtos em todos os países onde o grupo Telefónica atua para a marca Movistar. A mudança deve acontecer em 2010, mas no Brasil, informa a operadora, ela só acontecerá em 2011.
Todos os serviços sofrerão a mudança de nome. O Speedy, por exemplo, passará a se chamar Movistar Banda Larga, as operadoras de TV – DTH e TVA – passarão a se chamar Movistar Televisão e o telefone fixo que atualmente não tem um nome definido vai se chamar Movistar Fixo. A Vivo não mudará de nome devido ser gerida em conjunto com a Portugal Telecom que detém participação na operadora móvel.
Os novos nomes vão de encontro com a estratégia da Oi que assina os nome Oi Fixo, Oi Móvel, Oi Velox, Oi Velox 3G, Oi TV e o pacotão Oi Conta Total.
O presidente do grupo, em evento na Espanha, apesar de reconhecer que o crescimento da operadora advém da América Latina, descartou, ‘por hora’, a hipótese de ir às compras no Brasil, após perder o embate pela GVT para o Grupo francês Vivendi.
Não foram divulgadas as estratégias para a troca de marca no Brasil tampouco o porquê de o Brasil só passar pelo processo de mudança em 2011.
Eu ainda continuo acreditando que eles vão comprar a CTBC, Sercomtel (ou alguma outra que aceite uma proposta bilionária) para se expandir para o resto do Brasil. Ou então, vão investir por conta própria para cobrir outros estados e essa mudança de nome vir logo depois da compra da GVT reforça ainda mais a tentativa da Telefónica de mudar ‘literalmente’ a imagem do Speedy já que agora ela terá concorrência de verdade. Foi isso que a Oi fez antes de se expandir. Mudou o nome Telemar (que já estava ‘sujo’ entre os consumidores do Rio) para Oi intitulada uma nova empresa com novos valores.
Fonte: El País.
Últimos 5 artigos de Gledson Garcez
Resta saber se com a mudança no nome, a qualidade dos serviços mudará também! Amém!