Seus dados bancários valem ouro. Cuidado com fraudes!


fraude1

A tecnologia tornou a vida mais cômoda, mas também criou novas modalidades de fraude. Bandidos cibernéticos registram endereço eletrônico parecido com o do banco e fazem uma página igual à da instituição. É apenas uma armadilha que conta com a distração de quem navega pela internet. Ao digitar a senha e os dados da conta, entrega-se o ouro aos bandidos

Como prevenir – Os sites dos bancos são bem protegidos por sistemas de segurança. O perigo está no computador pessoal. Proteja seu micro com programas do tipo firewall, que impedem a ação dos hackers

Veja um exemplo desse tipo de Fraude:

ATENÇÃO: As imagens abaixo trata-se de uma Fraude. NÃO sigam nenhum dos procedimentos descrito aqui ou acessem qualquer endereço desconhecido. Desconfie de emails que solicitam atualização de dados.

Hoje recebi um email supostamente do Bradesco solicitando para atualizar meus dados caso contrário minha senha seria cancelada. Só esqueceram que eu NÃO TENHO conta no Bradesco, mas para quem tem a conta, acaba ao menos lendo o que esta escrito.

Indício de Fraude Nº 1: Erro de ortografia. Note no título do email: Esta escrito seguranáa.

ScreenShot063

Indício de Fraude Nº 2: Ao passar o mouse sobre o link presente no email, note que o endereço listado na barra do navegador leva para uma página que não a do bradesco.com.br.

ScreenShot051

ATENÇÃO: É recomendado nunca clicar em links de emails desconhecidos eles podem conter virus ou instalar certos aplicativos em seu computador com a intenção de roubar dados. Os bancos deixam bem claro que nunca envia emails para seus clientes solicitando atualização de dados. Desconfie de qualquer email que solicite qualquer informação pessoal e o delete.

Indício de Fraude Nº 3: Ao acessar o suposto site uma mensagem muito suspeita aparece nela diz: “FIQUE TRANQUILO. Você esta em um ambiente seguro, a partir de agora somente o seu computador e os nossos servidores centrais entendem as informações digitadas.”  Um site seguro possui sempre um “Cadeado” na barra inferior, mesmo assim suspeite caso desconfie de algo. Essa mensagem visa induzir o internauta a ficar “tranquilo” para digitar suas informações.

ScreenShot049

Eis a pagina principal do site Fraude:

Indício de Fraude Nº 4: Se você já acessou o verdadeiro bankline do Bradesco vai perceber que este layout de pagina não tem nada de semelhante com o original, mesmo assim existem casos de cópias idênticas de sites bancários com o objetivo de roubar informação.

ScreenShot050

Vamos fazer o jogo “Deles”, a próxima tela solicita que seja digitado o número da a agência e conta.

ScreenShot052

O interessante neste caso é que o falso site não aceito qualquer agência e conta, o que supostamente nos leva acreditar que cadastraram em um banco de dados todas as agência do Bradesco. Provavelmente a conta e digito deve seguir alguma lógica na formação, pois também não aceitou qualquer informação, se não há lógica dados bancários estão vagando por ai..

ScreenShot053

Indício de Fraude Nº 5: Teclado virtual falso. O teclado virtual do Bradesco é um aplicativo java, pisca durante a digitação. Este teclado fraudulento, além de ser um amontoado de imagens não funcionou no Mozilla Firefox! Olha só, para quem usa Mozilla Firefox poderia se safar desta fraude.

ScreenShot054

ScreenShot055

Após digitado informações não verdadeiras. Porem com uma senha maior que 4 dígitos como a solicitada. O site fraude avisa que a senha é inválida e ainda ameaça dizendo que uma nova tentativa ira bloquear seu acesso.

ScreenShot056

Indício de Fraude Nº  6: Após digitado novamente informações não verdadeira porem com uma senha false de quatro dígitos o site seguiu para a próxima etapa. Como poderia passar para uma próxima etapa com dados errados ? Caso você desconfie do site que lhe solicita o usuário e senha é possível valores errado e confirmar para ver o que acontece, no mínimo deve haver uma validação de sua informação e dizer que esta incorreto. Quanto aos bancos, normalmente aparece o nome do titular da conta logo após digitar o número da agência e conta.

Indício de Fraude Nº 7: Solicitação para Recadastrar seu Cartão de Segurança. Bancos NUNCA SOLICITAM RECADASTRAMENTO principalmente do cartão de segurança.

ScreenShot058

Próximo passo: É solicitado a senha de 6 dígitos. Mesmo teclado anterior.

ScreenShot059

Novamente preenchido com informações não verdadeiras. É uma mensagem de suposto processamento e a pagina final que ensina o usuário a fechar o navegador.

ScreenShot061

ScreenShot062

Só faltou a frase. “Parabéns você acaba de ter seus dados ROUBADOS!”

Se você foi vítima deste tipo de golpe a primeira coisa a fazer é entrar em contato com seu banco para o bloqueio das senhas de acesso.

No site do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) é possível ver a captura de tela de outras fraudes como esta.

Vale lembrar que você usuário pode ajudar a combater este tipo de golpe, reporte email como este com  páginas falsas de instituições para: [email protected]

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta