Se tem uma coisa que não muda nas empresas, mesmo com o passar do tempo e com a evolução da tecnologia, é o ato de fazer reuniões. Sejam elas presenciais, ou via teleconferência, as reuniões tomam muito tempo das empresas, desviando o foco para assuntos nem sempre bem definidos, afetando assim a produtividade, as vendas e as metas.
Assuntos que poderiam ser resolvidos de cima para abaixo (diretoria, gerência), acabam muitas vezes envolvendo a equipe inteira, tirando-os das suas tarefas, afetando os prazos que são cada vez mais curtos.
Muitas reuniões começam sem uma pauta definida, o assunto principal não dura mais que 15 minutos e o restante é tempo perdido com assuntos paralelos ou que poderiam ser resolvidos por uma só pessoa, no caso, o gerente.
Abaixo, deixo um quadrinho do Karlisson Bezerra, que é o pai do site Nerdson.com. É uma boa ilustração da ideia que gostaria de passar com este texto.
Últimos 5 artigos de Fernando Fonte
Hehehe. Show de bola o quadrinho. As vezes reuniões acabam se transformando em conversas para afogar mágoas. Surgem conflitos de ideias e ninguém tem "poder" para decidir nada.
A metodologia Agile tem algumas regras para dinamizar essas reuniões.
Adorei o Artigo e concordo plenamente com você Fernando!!! Reuniões sem pautas bem definidas não chegam a lugar nenhum, pelo contrário, podem até atrapalhar no desenrolar de um determinado problema. Nos programadores somos afetados diretamente com esse problema. Quando surgem reuniões inesperadas e estamos a algum tempo tentando solucionar um determinado problema, acabamos perdendo o foco e muitas vezes temos que retomar do inicio.