Profissional do Futuro? 1


profissional

Muito se houve falar no termo ‘profissional do futuro’, porém este significado precisa ficar claro aos estudantes. Segundo a professora Maria Cristina Pereira da Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade 4,  este profissional deve estar, em primeiro lugar, ligado a tudo o que acontece ao seu redor. A coordenadora explica que esta atenção não se resume apenas ao meio acadêmico, mas também à economia, política, tecnologia, cultura e tendências do mercado. “O ensino superior é o início da jornada acadêmica e, ao terminá-lo, é importante pensar na chamada educação continuada”, comenta a professora.

Investir no conhecimento

Maria Cristina diz ainda que é preciso investir em um terceiro idioma, além da língua oficial e do inglês, que tornou-se obrigatório.
Outro pré-requisito é saber usar a informação de maneira estratégica e verificar como a tecnologia pode auxiliá-lo.
Por último, e não menos importante, este profissional deve ser pró-ativo e independente. Precisa saber lidar com as pessoas, trabalhar em grupo, ser interpessoal, aceitar as diferenças sociais e pessoais, além de ter muita sensibilidade frente aos desafios diários.

Os vídeos abaixo deixam mais claro do que estamos falando:

Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:

Fonte: Boletim Anhanguera Ano III • n° 68 • Outubro/09

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Profissional do Futuro?

  • Marco Antonio

    Querido Mestre Eduardo!

    vc é um visionário, sempre semeando o conhecimento, e dividindo-o com os demais, e me lembrando a passagem bíblica, "levante-te bem cedinho e semea até a noitinha, como tu poderá saber onde germinará a melhor semente?"

    que Deus continue te abençoando com essa disposição, comprometimento, e sucesso que vc merece!

    obrigado por mais esa maravilhosa materia!