Fim de semana de Fórmula 1 no Brasil, Grande Prêmio de Interlagos. Evento que uma vez por ano, movimenta a economia e para a cidade de São Paulo. Gente de todo o Brasil e também de outros países vem para acompanhar a principal modalidade do automobilismo mundial.
A Fórmula 1, no decorrer das décadas evoluiu muito. Para tentar sempre o menor tempo, a maior velocidade, e melhor segurança, as equipes investiram pesado em pesquisa de tecnologias que com o tempo acabaram chegando as pessoas comuns, nos seus carros de passeio por todo o globo.
Motores, pneus, design, suspensão, tudo que hoje encontramos em um carro de passeio, foi aprimorado pelos engenheiros das montadoras da Fórmula 1, sempre em busca da volta mais rápida, do menor tempo. Suspensão inteligente, freios ABS, direção hidráulica, câmbio automático e sequencial são itens facilmente encontrados nos carros atuais, sejam eles importados ou nacionais. A Fórmula 1 é o laboratório de vanguarda da indústria automobilística.
Na edição 43 da revista Super Interessante saiu uma matéria que já mostrava em 1991 como a Fórmula 1 ajudou no desenvolvimento da tecnologia da indústria automobilística. Leia a matéria completa neste link:
Últimos 5 artigos de Fernando Fonte