Review: O navegador Opera 10 3


image

O Opera é talvez o navegador mais injustiçado na briga dos navegadores. Eleito o navegador mais seguro seguidas vezes pela Secunia (renomada empresa de analise de segurança americana) e um dos primeiros, se não O primeiro, á usar o recurso de abas na sua interface o Opera sofre com a falta de divulgação e espaço na mídia. Mais conhecido na rede como: “o melhor navegador que quase ninguém usa”.

Mas, parece que essa realidade vai mudar, se depender da sua desenvolvedora á Opera Software ASA.

A Opera Software lançou a versão 10 do navegador, com a estreia e melhoria de vários recursos. Resolvi fazer um review para quem ainda não conhece o navegador conhecer melhor suas funcionalidades. Vamos aos recursos:

Aparência: Já aconteceu de você estar com milhares de abas abertas e você se perdeu onde esta aquela aba que você precisa usar? No Opera você pode ajustas as abas para que elas exibam as imagens de cada site aberto além de dar um preview do que tem naquela aba em aberto somente passando o cursor em cima da aba que você deseja “saber o que tem dentro”. Veja:

Opera com ajuste das abas.

Opera com ajuste das abas.

Para ajustar a aparência basta puxar para baixo os três pontos que ficam logo abaixo das abas (esse ponto circulado em vermelho).

Recuperação de falhas no browser. Já passou pelo perrengue de seu PC Duron 800MHZ travar com aquelas milhares de abas abertas? Eu também! (mas o meu não é um Duron não.. hehe). No Opera, quando seu PC travar ele restaura todas as abas que estavam abertas antes e te pergunta (antes de iniciar) o que você deseja fazer. Iniciar com a página inicial ou do ponto em que parou? (quando o PC travou).

Recuperação de Falhas. Foi o primeiro navegador a usar o recurso.

Recuperação de Falhas. Foi o primeiro navegador a usar o recurso.

Opera Link: Com essa função (localizada no canto inferior esquerdo), você pode sincronizar todos os dados do seu navegador com o servidor do Opera, acessando todas as informações de qualquer computador. Assim, você pode sincronizar facilmente os favoritos de casa com os do seu trabalho e até do celular. Até o seu histórico é sincronizado. Se você quiser.

image

Opera Turbo: Se você tem problemas com velocidade, é possível ativar o Opera Turbo (1), uma função extremamente útil, capaz de carregar muito mais rápido páginas cheias de imagem, simplesmente baixando a qualidade de tudo. Também é possível desabilitar as imagens que estão na tela (2).

E, para completar, há uma função chamada Fit to Width (3), que ajusta a página ao tamanho da sua tela, fazendo com que você possa visualizar normalmente uma página, mesmo que a sua resolução não seja tão alta assim.

image

Feeds de Noticias: Possui o mais completo gerenciador de Feeds dos navegadores atuais. Você marca um Feed como lido e ainda pode classificar entre categorias. Deletar e até mesmo ocultar. Em nenhum outro browser você consegue fazer tudo isso.

image

E-mail: Um completo gerenciador de e-mails para você ler, responder e ainda colocar emoticons! Tudo no seu navegador, sem a necessidade de abrir o Gmail/Hotmail. Seja avisado de um novo e-mail enquanto navega e ainda leve para qualquer lugar que você esteja na versão portable do navegador.

image

Gerenciador de Downloads: No gerenciador você pode parar, pausar, e deletar um download. Nada de perdê-los. Se o navegador travar ele breca automaticamente o download ai é só você voltar no gerenciador e dar o play. Volta a baixar de onde parou.

image

Preferências de Sites: Um completo gerenciador de favoritos (que no Opera se chamam marcadores). Você pode criar pastas, nomes personalizados, dar uma descrição do conteúdo do blog (pra quem tem muitos favoritos) e criar um nickname para cada um. Quando você for cadastrar um favorito no CTRL+D escolha um nickname que você irá lembrar. No exemplo abaixo eu escolhi “rede social” para o Orkut. Assim, quando você digitar as palavras “rede social” na barra de navegação ele irá automaticamente para o site cadastrado no Nickname. Veja:

image

Sessões: cansado(a) de ter que fechar o navegador com milhares de abas e depois ter que encontrar e abrir uma por uma de novo? No Firefox existem várias extensões que salvam suas abas abertas para você navegar depois. No Opera esse é um recurso padrão. Vá em Arquivos > Sessões > Salvar Sessão.

Skin/Temas: Não é só no Firefox que você pode usar temas. No Opera existem muitas (mesmo) Skins que você pode baixar e ver em tempo real como ficam no navegador. Sem precisar reiniciar e ficar atualizando toda hora (e gastando sua banda lenta larga). Vá em Ferramentas > Aparência > Aba Skin. Esse é um exemplo de Skin no Opera:

image

No Opera existe um gerenciador de Skins. Para você não ter que encontrar e baixar em vários sites. Acesse esse site: Central Opera Skins.

Speed Dial: Um dos recursos mais bacanas do Opera é o Speed Dial. Com esse recurso você armazena seus sites mais acessados e favoritos dentro de uma janela numerada que é exibida sempre que você clica no blotão “nova guia”. Você pode personalizar a quantidade de janelas que serão exibidas em um máximo de 25 sites. Além disso, caso você saiba o número da janela que o seu site esta armazenado é só digitar o número na barra de navegação e o Opera vai automaticamente para o site indicado no Speed Dial. Dá pra personalizar também o papel de parede do Speed Dial. O Chrome copiou esse recurso do Opera.

Speed Dial com 25 posições e fundo branco

Speed Dial com 25 posições e fundo branco.

Speed Dial com 4 posições e fundo personalizado

Speed Dial com 4 posições e fundo personalizado.

Busca embutida: Você pode buscar digitando diretamente na barra de navegação. Se você quer pesquisar um vídeo no YouTube é simples. Entre no site que você deseja criar uma busca personalizada > no buscador do site, clique com o botão direito do mouse > depois em Criar Busca… > Aparecerá uma janela para que você defina o nome e a palavra chave. No exemplo á seguir a palavra chave do Youtube é a letra y. Toda vez que eu digitar na barra de endereços a letra y seguido de algum termo o Opera busca automaticamente a palavra digitada no site da palavra chave (nesse caso, y que é o YouTube).

Opera, buscando um vídeo no Youtube direto da barra de navegação

Opera, buscando um vídeo no Youtube direto da barra de navegação

Cliente Torrent: O Opera vem com um cliente torrent incluso! Ele baixa, associa o arquivo e ainda gerencia o download para o caso de faltar luz e seu PC desligar abruptamente.

Além desses recursos o navegador ainda conta com notas (post-its de sites), busca instantânea nos favoritos, barra de ferramentas inteligente que quando você começa a digitar o nome do site mostra os sites visitados que possuem a palavra digitada (incluindo ai os textos dos sites), um completo gerenciador de senhas nativo (o Wand), bloqueio de cookies de sites específicos, configurações avançadas de pop-ups, abas, fontes, redes e mais.

Recuperação de Abas fechadas: Já comentamos que o Opera salva suas abas automaticamente quando ele é fechado. Mas e se eu fechar uma aba acidentalmente com ele aberto? Nada de pânico! Um dos recursos mais bacanas (e mais copiados) o Opera possui uma “Lixeira” onde ficam armazenadas todas as abas que você fecha. Todas as abas! Até que você feche o navegador (quando você fecha a lixeira é esvaziada). Ao fechar uma aba ela vai automaticamente para a lixeira que sendo clicada mostra os sites fechados. Simplesmente funciona! Já aconteceu de mais de 100 sites na lixeira! O IE 8 copiou esse recurso dando nome de “ultimas abas abertas” e o Chrome também. Aguardem que em breve será a vez do Firefox copiar esse recurso, não tenham dúvidas disso.

Lixeira (circulada em vermelho) e Widget do Twitter no Opera

Lixeira (circulada em vermelho) e Widget do Twitter no Opera

O Opera não aceita extensões, mas aceita Widgets que podem ser baixados no site http://widgets.opera.com/. Mesmo assim grande parte das extensões de outros navegadores (como o Firefox) vem por padrão no Opera como sincronização, gerenciador de e-mails, feeds, sessões e gerenciador de senhas. A inclusão de mais Widgets depende mais do interesse dos desenvolvedores em criá-los do que limitações no navegador. Além disso, o Opera respeita os padrões Web e passa com folga nos testes da W3C (que garante que o site será exibido de maneira correta no seu PC). Tá esperando o que? Baixe já a versão final do Opera 10 aqui! totalmente em Português do Brasil e confira o poder desse antigo, mas um dos mais modernos e inteligentes navegadores da atualidade.

Últimos 5 artigos de Gledson Garcez

Sobre Gledson Garcez

De Santos-SP, estudante de Ciência da Computação, formado em técnico de hardware pela Microcamp e certificado em software livre e ERP pela Intel. Colaborou com o Dimensão Tech de Agosto de 2009 a Janeiro de 2010.

Deixe uma resposta

3 pensamentos em “Review: O navegador Opera 10