Quando se fala em Inteligência Artificial, muitas pessoas não entendem sobre o que exatamente se trata este assunto. Baseadas no que viram ou ouviram em filmes, acabam criando barreiras em suas mentes e enxergam esta ciência como algo obscuro e muitas vezes ruim.
Máquinas dotadas de inteligência tomando o nosso lugar, substituindo nossos filhos, nosso trabalho, ou mesmo entrando em conflito com a nossa espécie, são comumente apontadas como um resultado futuro do desenvolvimento da IA.
O que estas pessoas não sabem, é que a Inteligência Artificial ainda está muito longe de conseguir desenvolver um sistema que possa se comparar com o raciocínio humano. Segundo Eric Horvitz, ex-presidente da Associação para os Avanços da Inteligência Artifical, e pesquisador da Microsoft Research, a internet não vai ganhar vida própria, robôs nunca vão sentir emoções e não existe um filme hollywoodiano sequer que retrate IA com precisão. Em uma entrevista publicada pela INFO Online no dia 08 de Setembro de 2009, Horvitz afirma que a Inteligência Artificial é um campo vasto de questionamentos voltados para aprofundar o conhecimento dos mecanismos por trás do pensamento e da inteligência, com sua incorporação a sistemas computacionais e que o principal foco hoje nesse estudo está no desenvolvimento de soluções para as áreas de transporte, saúde e educação.
Hoje, no campo de pesquisa da Inteligência Artificial, existem muito mais aspectos a serem descobertos do que soluções já encontradas. A complexidade em entender o que seria elevar a IA a um nível humano poderia levar centenas de anos, se algum dia isto realmente for possível.
O que acontece com as pessoas hoje ao se falar deste assunto é que o ser humano sabe que nossa consciência e intelecto são peças centrais de quem nós somos. A inteligência nos tornou “senhores” do mundo, nos diferenciando assim das demais espécies que habitam a Terra. A ideia de ter que competir com algo mais inteligente do que nós, como alienígenas ou máquinas que nós mesmos inventamos, é assustadora para a maioria das pessoas comuns. Por isso o assunto IA é muito abordado pelo cinema e causa este espanto.
O desafio para quem estuda esta área está além de desenvolver novos métodos computacionais capazes de aprender e tomar decisões. Está também em refletir sobre a influência da tecnologia nas pessoas e na sociedade. Desmitificar e apresentar os reais benefícios.
Fonte: INFO Online
Últimos 5 artigos de Fernando Fonte
É como eu costumo dizer !
Existe muita informação sobre IA atualmente.
É preciso, e muito, filtrar as informações pertinentes àquelas em que o pesquisador (aluno) necessita para os seus experimentos.
Abraços,
Marcelo