O futuro próximo da televisão 4


clip_image002[1]

Na minha infância, televisão era televisão, servia pra assistir desenho de manhã e Sessão da Tarde à tarde. Depois de um tempo eu descobri que TV bacana era a de 29’’ e com controle remoto. Pra mim não fazia a mínima diferença, se eu pudesse assistir “TV Colosso” sem chuvisco já estava de bom tamanho.

A televisão sempre teve lugar de honra dentro de casa, no meio da sala onde todo mundo pudesse ver, mesmo sendo horrorosa, uma caixa cheia de botões ocupando um lugar imenso.

As TVs de plasma e LCD são bem mais agradáveis de ser vistas, mas com a LED TV foi amor à primeira vista.

Ela é linda, pela primeira vez eu tive que discordar de Frederico Fellini. Nem todas as televisões são só mais um eletrodoméstico. A resolução é a mais próxima da perfeição que vi até hoje, e também absurdamente fina.

clip_image002[3] clip_image002[5]

Ecologicamente correta

Como ninguém vive só de aparência, a belezura também tem outras vantagens. Como o próprio nome já diz, ela utiliza luzes LED livres de mercúrio, e chega a consumir até 40% menos de energia comparada as TVs de LCD normais. Algumas empresas eliminaram também o chumbo das soldas, deixando-a ainda melhor.

A expectativa é que ela tenha um tempo maior de vida útil, o tempo que ela ficará na sua sala é inversamente proporcional ao espaço que ocupará.

Em minha opinião parece um bom investimento à longo prazo.

LED x OLED

Bom, a LED TV não é feita de LEDs como o nome sugere, ela é na verdade uma junção da TV LCD com a tecnologia LED. As luzes são usadas para iluminar a tela de cristal líquido (que sozinho não emite luz), sendo ligadas e desligadas de acordo com a intensidade e a cor da imagem a ser exibida.

Nas LCDs comuns, para essa tarefa são usados tubos de luzes fluorescentes do tipo CCFL (como o neon).

clip_image002[7]

A tecnologia OLED (diodo emissor de luz orgânica) está possibilitando o que é considerada como a nova geração de televisores.

Tanto a LED quanto a OLED transformam energia elétrica em luz, mas enquanto a LED necessita de um bulbo para tornar a luz visível e utilizável, a OLED usa compostos orgânicos que se auto-iluminam, dispensando bulbos ou lâmpadas fluorescentes para iluminar a tela. Com isso, é possível usar a tecnologia na fabricação de displays ultra-finos, com poucos milímetros de espessura, e até flexíveis.

Em telas OLED, cada pixel contém elementos vermelhos, verdes e azuis, que trabalham em conjunto para criar uma paleta com milhões de cores. Como cada pixel contém todos os elementos necessários para produzir cada cor do espectro, a informação é reproduzida mais precisamente com a tecnologia OLED do que com a LED TV.

clip_image001

Apesar da “puxada de saco” no início do texto a OLED é a melhor entre as duas, mas ainda não está a venda no Brasil.

Há rumores de que a LG comece a vender sua TV OLED por aqui até o fim do ano, mas com apenas 15’’ e sem previsão de preço ainda. Enquanto a LED TV da Samsung já pode ser encontrada em modelos de até 55’’ com preços que variam entre cinco e onze mil reais. Um pouco salgado para os padrões nacionais, mas o valor tende a baixar rapidamente.

Fontes: Hitech Live; HowStuffWorks

Últimos 5 artigos de Denise Ferreira

Sobre Denise Ferreira

De Campinas-SP, Tecnóloga em Análise de Sistemas pela Anhanguera Educacional Atua como Gerente de Contas em Consultoria na área de Soluções e Serviços em TI, na gestão operacional de uma das unidades de negócio. Experiência em suporte, documentação de padronização de processos e projetos de inclusão digital. Tem interesses em Gestão de Pessoas, Tecnologias Web, Fotografia Digital, Design e Gadgets.

Deixe uma resposta

4 pensamentos em “O futuro próximo da televisão

  • Diogo Sambo

    E por falar nisso, quero só ver quando as tv's/monitores 3D's sairem no mercado. É o início de uma nova era para o desenvolvimento web.

    Belo post ;] Parabéns!

  • Marco Antonio

    fantástico esse seu post querida Mestrinha!
    estava justamente pensando nisso essa semana, pois estou para adquirir uma nova TV, e é dificil obter nas lojas, algumas das informações que essa sua matéria passa! esse material é tão bom e desejável, que guardarei para apreciação mais minuciosa!
    muito obrigado mais uma vez!
    matérias assim, valorizam muito este espaço!