Instalando plugin do Flash no Firefox/Linux 2


AdobeEssa dica surgiu quando eu queria assistir os vídeos do You Tube e do Mundo Canibal no meu Fedora 10, na hora o Firefox mostra a aba do plugin do Flash faltando e pede para instalar, baixa mas na hora da instalação não foi possível e ainda por cima pede para instalar manualmente. O legal seria ter dito antes da gente fazer todo esse processo hehehe.

Mas vamos la, vamos instalar esse plugin na mão de um modo simples e rápido. Eu gosto de fazer as instalações na mão, sem usar rpm ou yum, se você for pesquisar verá que pode usar o yum, apt-get e etc, mas aqui vo te ensinar a pegar o pacote e colocá-lo no seu devido lugar.

Baixe o Flash Player aqui. Escolha o Sistema Operacional Linux e o pacote no formato tar.gz.

Depois de baixar o pacote install_flash_player_10_linux.tar.gz vamos descompacta-lo em um terminal (telinha preta, tela de prompt, como queira) com o comando abaixo. Vamos executar os comandos com o seu usuário sem usar o root:

tar -xvzf install_flash_player_10_linux.tar.gz.

Depois de descompactar vamos entrar no diretório.

cd install_flash_player_10_linux

Aqui dentro vai ter o plugin libflashplayer.so, vamos copiá-lo para o diretório do Mozilla Firefox que fica dentro do seu diretório home no seguinte caminho.

/home/SEUDIR/.mozilla/plugins

No meu caso é o diretório:

/home/bruno/.mozilla/plugins

Vamos copiar, repare que eu estou na pasta onde eu extrai o arquivo, a partir dela podemos copiar direto para o caminho do Firefox. Observe que entre o plugin do Flash e o caminho do diretório tem um espaço separando os comandos.

cp libflashplayer.so /home/bruno/.mozilla/plugins/

Feito a cópia vamos fechar todas as janelas do Firefox e vamos abrir de novo, depois pode entrar no You Tube e fazer um teste.

Lembrando que este plugin server para o Firefox, Mozilla e SeaMonkey, o caminho dos outros browsers deve ser o mesmo que usamos no Firefox.

Resumindo é só isso!!! Copiar o arquivo dentro do diretório e curtir seus vídeos em Flash.

Fico por aqui, até a próxima!!

Últimos 5 artigos de Bruno Neves

Sobre Bruno Neves

De Campinas-SP, bacharel em Sistemas de Informação e pós graduando em Redes e Telecomunicações. Trabalha atualmente como Especialista Unix na IBM em Hortolândia-SP. Teve contato com Linux pela primeira vez em Novembro de 2004 através de um curso de Extensão que a Faculdade oferecia. Se tornou membro da comunidade Viva o Linux e desde então foi aprendendo e conhecendo este sistema operacional flexível, robusto e estável. Atualmente tem conhecimento nos Sistemas Operacionais Solaris 9 e 10, AIX 5.3 e 6.1, HP-UX, Red-Hat Enterprise 4 e 5. Utiliza a distribuição Slackware 11, mas sua jornada começou com Red-hat 9, Fedora Core 1, 2, 3, Slackware 10.1, 10.2 e 11.

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Instalando plugin do Flash no Firefox/Linux