Como filtrar a influência dos professores? 2


teacher

Em cursos de Tecnologia onde a sopa de letrinhas é enorme e a quantidade de informação muda a cada instante é comum o desencontro de informação ou a substituição de tecnologia por outras mais recentes. Portanto é importante que o aluno tenha senso crítico sobre o que o professor esta falando e procure anotar o que é dito, ler o material de apoio e analisar os slides com antecedência as aulas para que estas fiquem mais proveitosas. Saber filtrar aquilo que é de seu interesse é uma forma de canalizar melhor seu conhecimento e ser mais produtivo.

“Tento prestar atenção em tudo e anotar as coisas que o professor diz, para depois pesquisar mais. Quando eu já tenho um pouco de domínio sobre o assunto, posso avaliar se o que ele disse é interessante ou não”, afirma a estudante do 1º ano de Publicidade da Universidade Presbiteriana Mackenzie Iara Oliveira Felix. A pesquisa fora da classe é fundamental para um aprendizado completo e deve ser incentivada pelo educador, uma vez que é interessante ser questionado e estimulado intelectualmente. O aluno do 3º ano de Educação Física da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Vitor do Nascimento Augusto concorda e diz ainda: “crer que vai aprender tudo na universidade é crer numa universidade ou em um sistema de ensino utópico”.

Leia este matérial na Integra

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta

2 pensamentos em “Como filtrar a influência dos professores?

    • Eduardo Costa - Dime

      O Aluno é co-responsável pelo seu aprendizado. De nada adianta uma excelente faculdade (recursos + professores) sem o minimo de esforço do aluno e de nada adianta alunos extremamente aplicado sem qualidade no ensino. Deve haver equilíbrio entre as duas partes.