Aprenda a programar programando: Programe! 1


Este artigo é a continuação do “Aprenda a programar programando”. Recomendo fortemente a sua leitura antes de prosseguir neste aqui.

Com o tempo praticando no TK, eu adquiri lógica de programação e conhecimento, ainda que limitados, em Basic. Já era alguma coisa para quem tinha partido do nada. Naquele momento porem, tudo aquilo era só minha diversão e não encarava como uma oportunidade de trabalho. Os anos foram passando, eu fui crescendo e trabalhando em diversas áreas, desde administrativas até informais.

Em uma das empresas que trabalhei conheci um cara, programador Clipper, que tinha desenvolvido o sistema de emissão de pedidos, cadastros e controle de estoque daquele lugar. Foi então que comecei a perceber que dava para ganhar dinheiro fazendo o que eu gostava. Mais algum tempo depois, aproveitei uma demissão, juntei o fundo de garantia e pensei em comprar um computador novo. Estava disposto a trabalhar como programador. Liguei para um amigo meu que estava há algum tempo se virando, e muito bem, como programador e perguntei como estava o mercado. Foi quando ouvi a frase que me deu o empurrão final: “Cara, eu não to dando conta. Se você comprar o computador, eu te passo as dicas e em 3 meses já tem trabalho pra você.” Foi através deste amigo que tive contato com o livro abaixo:

VB5_Passo_a_Passo

VB5 Passo a Passo

Os três meses prometidos foram bem menos. Com 2 meses e alguns dias só me dedicando ao estudo do Visual Basic, este meu amigo me ligou dizendo que tinha um projeto pra mim, e que eu tinha que pegar ou íamos perder o cliente. Foi na marra, peguei o software (algo que controlava a armazenagem de documentos) e dentro do prazo combinado com o cliente, foi entregue. Tinha algumas falhas, como todo software de programador iniciante, mas nada que manchasse o brilho daquele meu primeiro cheque recebido.

Dali em diante foram várias etapas vencidas. Muitas dúvidas resolvidas em fóruns, muitas noites sem dormir por causa dos bancos Access que corrompiam sozinhos, o medo do até então desconhecido MySQL e o deslumbramento com as facilidades do SQL Server. A migração para Delphi deu um friozinho na barriga, mas nada que em duas semanas não passa-se. Agora vem o .NET e seus sabores (VB, C#, ASP) e Flex Builder.

Quem realmente quiser programar, terá que aprender programando. A faculdade, na maioria das vezes, mostra um conceito geral da coisa, mas aquele toque final que separa você dos demais está na experiência do dia a dia, na vontade de criar código como se criasse uma canção. Mesmo que poucos saibam como apreciá-lo e muitos sequer vão vê-lo.

Boa sorte para quem está começando e principalmente, programe!

Últimos 5 artigos de Fernando Fonte

Sobre Fernando Fonte

De Campinas-SP, bacharel em Ciência da Computação. Atua como Analista Programador em uma empresa de tecnologia. Tem experiência no desenvolvendo de softwares para comunicação e controle de hadware via porta serial e sistemas ERP. Possui conhecimento em sistemas operacionais Windows, programação Delphi e Visual Basic 6 e Banco de Dados SQL Server e MySQL. Atualmente estuda C# e Android. Tem interesse em Jogos, Celulares, Smartphones, Notebooks e tudo que for relacionado a tecnologia. Fundador deste site e editor chefe, convidou amigos para lhe ajudar com este projeto.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Aprenda a programar programando: Programe!