Vida longa ao celular 5


Para muita gente o celular fica obsoleto e sem graça assim que aparece outro mais bonito ou com mais funções, conheço algumas pessoas que trocam de aparelho todo mês. Para outras pessoas o celular é de estimação, faz parte da família e devia durar pra sempre, só trocam quando não têm outra solução, depois do último suspiro.

Esse artigo é dedicado aos pães-duros apegados e ecologicamente corretos.

Recebi por e-mail uma notícia e a primeira coisa que pensei foi “que treco é esse?”.

clip_image002

Pesquisei um pouco e descobri que o “treco” da foto é o Cell Wrap. Criado pelo designer Fernando Robert se trata de uma capa protetora para celulares (cell wrap = celular embrulhado), baseada em embalagens para líquidos e gel já existentes, como por exemplo, as embalagens de creme dental.

O brinquedinho foi desenvolvido para uma competição de gadgets “verdes”, a Greener Gadgets Design Competition 2008. Feito de polietileno reciclado resulta num plástico flexível para utilização do teclado e aparentemente até mesmo touch screen.

É totalmente reciclado e reciclável, têm o objetivo de proteger os aparelhos de tombos influências do ambiente, estendendo sua vida útil.

clip_image004

Um número alarmante me chamou atenção nessas pesquisas, em média 426.000 telefones são descartados todos os dias, esse número só nos Estados Unidos.

A imagem acima mostra o que fazer quando seu telefone “pifar” de verdade, como já é feito, o aparelho vai dentro de um envelope próprio para depósito do fabricante, e o Cell Wrap pode ser reciclado mais uma vez.

Essa capa de celular não é uma solução definitiva, só uma alternativa, você não precisa se opor totalmente a tecnologia, nem ficar a vida toda com seu “tijorola”, mas pode ajudar o meio ambiente a não se degradar tão rápido, seu celular não vai viver pra sempre, mas vivendo mais, você economiza uma grana, e economiza recursos e energia gastos na produção de um novo telefone.

Fonte:
http://www.fernandorobert.com/cell-wrap/
http://www.core77.com/competitions/GreenerGadgets/projects/4212/

Dica da friend Taís.

Últimos 5 artigos de Denise Ferreira

Sobre Denise Ferreira

De Campinas-SP, Tecnóloga em Análise de Sistemas pela Anhanguera Educacional Atua como Gerente de Contas em Consultoria na área de Soluções e Serviços em TI, na gestão operacional de uma das unidades de negócio. Experiência em suporte, documentação de padronização de processos e projetos de inclusão digital. Tem interesses em Gestão de Pessoas, Tecnologias Web, Fotografia Digital, Design e Gadgets.

Deixe uma resposta

5 pensamentos em “Vida longa ao celular

  • Amanda

    Tive o mesmo celular, pequeno, azul, PB, por 6 anos! Ainda tenho e ele ressuscitará agora que preciso comprar um chip de SP.

    Aí uma amiga me deu o dela, pq ela ia trocar e ele ainda vive comigo!

    Post bem escrito! =D parabéns!

  • Eduardo Costa - Dime

    “A Terra sofre um estresse fantástico em todos os seus ecossistemas. A espécie humana ocupa 83% do planeta, e este, dada a voracidade do processo Industrialista, já ultrapassou em 20% a capacidade de resistência e de regeneração, segundo contatam vários órgãos de acompanhamento ecológico mundial” Isso quer dizer que consumimos em 12 meses o que a natureza leva 16 meses para produzir.

    Se não começarmos a ter pequenos hábitos ecologicamente correto. Onde vamos parar.

    Comece não jogando no lixo comum as pilhas que você usa. Já é alguma coisa.

  • Taís

    ÊÊÊÊÊ Adorei os créditos!!!!

    Então, estou no meu 2º celular desde 2003, e o 1º está com meu irmão porque o dele quebrou.

    Até minha sobrinha de 2 anos tem um celular mais moderno que o meu.

    Eu sempre usei aquelas capinhas transparentes horrendas, mas já dão um adianto nas quedas e bicudas em caso de fora de área!!!!