Robô com cara de urso para não assustar 1


RIBA

Esse aí é RIBA, um robô-enfermeiro com cara de urso. Seu nome é sigla para “Robot for Interactive Body Assistance”, ou, Robô para Assistência Corporal Interativa. Foi desenvolvido pelo Instituto Japonês de Pesquisas Físicas e Químicas (RIKEN).


RIBA possuí inúmeros sensores que possibilitam que ele carregue pacientes com segurança e todo o cuidado necessário. Sua função primária é auxiliar as enfermeiras (de carne e osso) através das instalações dos hospitais.
O ursinho Pooh cibernético também obedece a comandos de voz e possui reconhecimento de faces, o que torna seu sistema ainda mais sofisticado. Seu corpo é coberto por um material suave, resistente e flexível para o melhor conforto dos pacientes.

RIBA pesa aproximadamente 180 quilos e pode carregar tranquilamente pessoas com peso aproximado de 61 quilos. Possui a face de um urso carinhoso pois seus criadores dizem que isso ajuda a tranquilizar os pacientes e que traços humanos em robôs assustam demais. ( ! )
É esperado seu uso em hospitais dentro de cinco anos.

RIBA

Via: [pinktentacle]

Últimos 5 artigos de Gabriel Angeli

Sobre Gabriel Angeli

De Campinas-SP, graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista. Atua como desenvolvedor líder em uma empresa de consultoria e desenvolvimento de sistemas E.R.P. Gabriel é fanático por games e também adora animação digital, ficção científica e ufologia.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Robô com cara de urso para não assustar