Qualidade no TCC pode abrir portas no mercado de trabalho 1


tcc

Elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) diferenciado, criterioso e com qualidade é uma das formas de sair do ensino superior com boas perspectivas de entrada no mercado de trabalho. Quando o formando apresenta profissionalismo e capacidade de formatar seu TCC em altos padrões, pode ter um diferencial diante de uma seletiva de emprego, por exemplo. Essa qualidade começa desde as definições iniciais do trabalho.

Para qualquer modalidade, seja monografia, documentário ou produto (PMA), um amplo processo de pesquisa pode auxiliar a dar uma forma mais definida à proposta. Além de selecionar os métodos com os quais irá realizar o trabalho, o aluno deve ter critérios para escolher as fontes de referência e organizar as informações que já colheu para, a partir daí, elaborar algo próprio, único e com a sua cara.

“Por meio da pesquisa o aluno aprende a repensar, reconstruir, reinventar, analisar de forma crítica e compreender melhor o mundo em que vive. O crescimento ocorre não só no campo profissional, mas principalmente no âmbito pessoal”

enfatiza a professora Ana Lúcia Ratti Brolo, da Faculdade Anhanguera de Indaiatuba. Na opinião dela, o TCC incentiva o aluno a buscar o conhecimento, formular conceitos e a raciocinar, adquirindo maturidade intelectual.

Diferenciais
Elementos do próprio trabalho, como a justificativa, podem expor motivos para convencer futuros investidores a apostar no projeto. A dedicação e o empenho   para   ultrapassar   todas   as   dificuldades também irão, futuramente, resultar em um trabalho diferenciado que demonstrará empenho, força de vontade e pró-atividade, características hoje tidas como essenciais no momento de uma contratação ou ao fortalecimento de carreira.

“Na sociedade competitiva em que vivemos não basta ter apenas um diploma, é necessário ter um diferencial no seu campo de atuação, quebrar paradigmas e ser competente na área que escolher. A pesquisa vem ajudar a construir essa identidade por meio do ato investigativo”, defende Ana Lúcia.

Por isso, fique atento às dicas:

  • Invista no seu TCC como se fosse o seu cartão de apresentação para uma possível promoção ou um desejado primeiro emprego;
  • Amplie seu vocabulário com base em boas leituras;
  • Planeje-se. Ao fazer isso com todos os passos de sua pesquisa, você diminuirá a ansiedade e a insegurança;
  • Cuidado desde a fase inicial do projeto. Defina seu tema e selecione somente aquilo que realmente é importante para o ângulo que você escolheu trabalhar. Do contrário, você pode se perder nas informações;
  • Estude aquilo que já foi feito na modalidade que você escolheu. Analise as estruturas de trabalho e a forma como os conteúdos já foram apresentados, para não ser repetitivo;
  • Apostar na variedade das fontes de pesquisa pode ser interessante, mas cuidado para manter a coerência do texto. Além disso, os autores devem ser utilizados como apoio, não como muleta;
  • Use a internet de forma inteligente e criteriosa, fugindo de fontes óbvias ou duvidosas, que podem comprometer a qualidade do seu trabalho.

Fonte: Boletim Anhanguera Ano III • n° 63 • Agosto/09

Deixe seu comentário,

Para os que já se formaram:
Qual foi o tema de seu TCC ? Ele fez diferença para sua carreira profissional? Por que?

Para os que ainda vão se formar:
Qual o tema que você pretende desenvolver no seu TCC? Por que?

Últimos 5 artigos de Eduardo Costa

Sobre Eduardo Costa

De Campinas-SP, bacharel em Sistema de Informação pela Anhanguera Educacional e pós graduado no curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente trabalha como arquiteto e desenvolvedor Java em empresa de desenvolvimento de software de suporte a tomada de decisão, além de ministrar aulas de Orientação a Objeto, Linguagem Java e XML. Já atuou como líder técnico, coordenador de produto e analista de negócios.

Deixe uma resposta

Um pensamento em “Qualidade no TCC pode abrir portas no mercado de trabalho